16/09/2016 13h59 - Atualizado em 26/09/2016 10h12

Exposição “Memórias da Dança” mostra a trajetória das apresentações nos palcos capixabas

A Mostra "Memórias da Dança" aberta pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo traz fotografias, cartazes e programas de espetáculos que relembram a trajetória de grupos de dança em suas apresentações nos palcos capixabas e homenageia Consuelo Rios, Carlos Lowzada, Magno Godoy e Maria Lúcia Calmon, importantes nomes da dança clássica e contemporânea no Estado. Inserida no projeto "Acervo em Exposição”, que tem por objetivo apresentar os variados tipos de documentos disponíveis para pesquisa na instituição, a atividade revela que a capital do Estado estava em sintonia com o crescente movimento da dança clássica e contemporânea nacional. O lançamento contará com uma palestra do bailarino e coreógrafo Paulo Fernandes.

A ampla e consistente movimentação cultural das décadas de 1970, 1980 e 1990, período abarcado pela Mostra, também teve força e representatividade na dança do Espírito Santo. Nos anos da ditadura civil-militar, marcados pelo cerceamento das liberdades políticas e artísticas, diversos grupos, de estilos variados, deixaram um legado dos mais produtivos e transformadores.

Inicialmente com o apoio da formação técnica proveniente do “Ballet Studio” de Lenira Borges e do curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - em suas disciplinas voltadas para a dança, o folclore e a expressão corporal - foram abertos os caminhos para a profissionalização dos grupos e o surgimento de talentos que projetaram o Estado, uma vez que, por esses espaços, passaram bailarinos que se tornaram coreógrafos e diretores de companhias.

A exposição busca registrar a atuação dos grupos locais e de outros estados e países em suas performances em Vitória. Ações estas que contribuíram para consolidar a dança capixaba como expressão artística respeitada e admirada por suas criações e pela originalidade dos seus idealizadores.

Serviço:

Montagem e curadoria de Sérgio Dias, Rosana Pádua, Josiane Jubini, Ivana de Araújo e Jeferson Sarmento (estagiário).

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard