18/07/2016 12h54

Arquivo Público sedia atividade “A cultura negra no Brasil: o legado do povo Iorubá”

Arquivo Público sedia atividade “A cultura negra no Brasil: o legado do povo Iorubá”

28/06/2016

Alunos da “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Ortiz” participarão nesta quinta-feira (30), no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), da atividade “A cultura negra no Brasil: o legado do povo Iorubá”, na qual ocorrerão palestras, exibição de vídeos, exposição de documentos históricos e oficina de confecção de bonecas Abayomi. A ação, que terá a participação de aproximadamente 120 estudantes, está sendo realizada por graduandos do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), dentro da disciplina de “Mediação Cultural”.

Segundo Neli Barreto Silva e Cleidihanne Terezinha Barboza Souza, alunas idealizadores do projeto, o objetivo do trabalho é mostrar o legado da cultura africana, em especial da etnia Iorubá para o Brasil, destacando aspectos como a relação com a agricultura tropical, o pastoreio do gado, a lida com o ferro, o artesanato em cobre e madeira, dentre outras técnicas.

Oficina de bonecas Abayomi

Nos navios, nas viagens ao Brasil, as mães escravizadas rasgavam a barra da saia e faziam as “Abayomis” para suas crianças, sem costuras, apenas nós e tranças. O nome significa “aquele que traz felicidade”. As bonecas negras são registros da luta e da memória, e dá-las a alguém é um ato de nobreza e generosidade. As mães ofereciam essas bonecas para seus filhos em sinal de amor, carinho e consolo, arrancando com as unhas pedaços de suas roupas. Durante a oficina os participantes aprenderão a confeccionar as bonecas e conhecerão a história da sua origem.

Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram:ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard