DEIP

Nível de Descrição: Fundo

Código de Referência: BR.APEES.DEIP.

Título: Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda – DEIP.

Datas: 1941-1946 (Produção) e 1929-1946 (assunto).

Dimensão e Suporte: 4002 documentos textuais digitalizados (manutenção do papel).

Nome do Produtor: Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda – DEIP.

História Administrativa/Biografia: Através do Decreto Lei 2.557 de 04 de setembro de 1940, o governo estabelece os serviços de informações oficiais em todo o país, com o objetivo de garantir a distribuição de notícias e informações úteis sobre a administração, política externa, comércio, indústria, educação e saúde, regulamentando tais serviços nos Estados, ou seja, cria os DEIPs. As funções do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), a partir de então, passam a ser executadas entre o Governo Federal em parceria com os Estados. Os governos estaduais tiveram que organizar em um só órgão, denominado Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), todos os serviços responsáveis pelo controle e deliberação da imprensa, rádiodifusão, diversões públicas, propaganda, publicidade e turismo. De acordo com o referido decreto, os DEIPs deveriam estar subordinados ao DIP (DECRETO LEI 2.557, 1940).

História Arquivística: Não foi possível recuperar as datas e as condições de recolhimento do acervo.

Procedência: Não há registros.

Âmbito e Conteúdo: Correspondências e ofícios referentes às questões administrativas do DEIP. controle da propaganda, imprensa, da diversão pública (espetáculos, cinema, teatros, etc.), turismo, censura de músicas e espetáculos locais.

Estágio de Tratamento: Os documentos digitalizados estão organizados totalmente e identificados nas seguintes séries: "Diretoria Geral", "Diretoria de Imprensa", "Radiodifusão e Divulgação", "Diretoria de Propaganda, Turismo e Diversões Públicas". Os documentos no suporte papel se mantêm da forma como foram recolhidos.

Condições de acesso: Irrestrito.

Pontos de acesso e indexação de assuntos: DEIP/Diretoria Geral, Administração Pública, DIP, Ciro Vieira da Cunha, Cristiano Fraga, Diretoria de Propaganda, Turismo e Diversões Públicas, Cinema, Teatro, Turismo, Cultura, Censura, Diretoria de Imprensa, Radiodifusão e Divulgação, Imprensa, Agência Nacional, Imprensa Oficial, Rádio Clube Espírito Santo.

Acervo online

Instrumentos de pesquisa:

Voltar

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard