Fundos Documentais Privados

Além das atribuições legais de recolher, tratar, preservar e divulgar a documentação pública do Executivo, o Arquivo Público do Espírito Santo recebe conjuntos de documentos produzidos por pessoas, em decorrência de suas atividades intelectuais, politicas e culturais. Esses recolhimentos são frutos de doações do produtor do acervo ou de familiares.

  • CARLOS LINDENBERG

    Foi governador do Espírito Santo por dois mandatos, entre os anos de 1947 – 1951 e 1959 – 1963. Ex-senador da República. Nasceu em 13 de janeiro de 1899 e faleceu em 06 de janeiro de 1991. Figura influente na vida pública e política do Estado, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg doou o seu acervo particular, no ano de 1978, ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
  • Nível de Descrição: Fundo.

    Código de Referência: BR ESAPEES CDLF

    Título: Christiano Dias Lopes Filho.

    Datas-limites: 1942-2002.

    Dimensão e Suporte: Acervo (textual e iconográfico), composto por 6 caixas Poliondas, organizados em pastas de material plástico e papel; 95 livros sobre a temática do Espírito Santo e 11 álbuns fotográficos de governo. 

    Nomes dos Produtores: Christiano Dias Lopes Filho; Governador; Governo do Estado do Espírito Santo

    História Administrativa / Biografia: Christiano Dias Lopes Filho nasceu em Bom Jesus do Norte em 26 de dezembro de 1927. Formou-se como bacharel em Direito e foi procurador do Estado e professor da Escola Técnica Federal. De 1951 a 1954 ocupou o cargo de oficial de gabinete do governador Jones dos Santos Neves. Foi deputado estadual de 1959 a 1967, governador do Estado no período de 1967 a 1971 e deputado federal de 1980 a 1983. Faleceu no dia 9 de setembro de 2007.

    Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/arquivo-publico-recebe-documentos-sobre-a-vida-de-christiano-dias-lopes

    Procedência: Doação familiar.

    Âmbito do Conteúdo: Conjunto documental relativo à vida política, profissional e pessoal de Christiano Dias Lopes. No acervo é possível ter acesso diferentes documentos, entre eles, estão recortes de jornais, minutas, atos administrativos, correspondências, discursos, livros, memorandos, telegramas e dez álbuns de fotografias, que trazem informações sobre a história política capixaba, abrangendo os anos de 1942 a 2002.

    Estágio de Tratamento: Organizado.

    Condições de Acesso: Irrestrito.

    Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos: Christiano Dias Lopes ; Regime Civil-Militar; Espírito Santo; Governo do Estado; Governador, Anos 1960.

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Descrição - Catálogo Christiano Dias Lopes 27/10/2020 pdf 303 kB Baixar
  • Nível de Descrição: (1) Fundo

    Código de Referência: BR ESAPEES JASN

    Título: Jayme dos Santos Neves

    Datas-limites: 04 de janeiro de 1893 a Fevereiro de 1999

    Dimensão e Suporte: Acervo textual, correspondente a 1,06 metros lineares. Acervo Iconográfico integrado por 756 itens, entre fotografias e slides. Acervo Bibliográfico composto por 92 itens, entre recortes de jornais, folhetos, livros e encartes. Acervo Cartográfico constituído por 67 itens, diplomas e certificados. Acervo Audiovisual integrado por 4 fitas cassetes. Além de 40 itens tridimensionais.

    Nomes dos Produtores: Jayme dos Santos Neves; Instituições Públicas; Entidades Médicas; Instituições de Ensino.

    História Administrativa / Biografia:

    Dr. Jayme dos Santos Neves, nasceu em Vitória em 24/08/1909 e faleceu em 06 de novembro de 1998. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1932. Atuou especialmente na área de tisiologia e tuberculose, exercendo suas funções em diversas instituições médicas, tais como o Dispensário de Tuberculose de Vitória e o Sanatório Getúlio Vargas, sendo seu fundador, em 1942. Além da participação em diversos conselhos, comissões e direções em centros de saúde, assim como diretor do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Atuou como professor da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisador com vasta publicação de estudos e artigos acadêmicos na área da medicina. Participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais, bem como foi convidado para participar de cursos e estudos internacionais no âmbito do controle e combate da tuberculose. Trouxe para o Espírito Santo o primeiro aparelho de pneumotórax fabricado no mundo, o qual sua fotografia compõe o acervo doado ao APEES. Dr. Jayme, também, foi fundador da Liga Espírito-santense Contra a Tuberculose teve expressiva atuação no combate ao tabagismo. Em seu acervo é possível observar sua atuação na defesa e estudos da vacina BCG, além de ter sido fundador e diretor do Sistema Integrado de Saúde - SIS - Vacinações. Também foi escritor, tendo publicado os livros: "Cantáridas e outros poemas fesceninos" (1984), "A Outra História da Companhia de Jesus" (1984) e "A Centopéia" (1989), sendo os dois últimos, integrantes do acervo. Toda sua vocação pela pneumologia se evidencia em seu escrito, extraído de seu acervo: "Eis que ao encostar o ouvido nas costas do paciente eu quase que via o seu pulmão". Enfatiza-se ainda, sua fala em discurso proferido como patrono da sexta turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo: "Não basta apenas ser poeta, o que importa é ser poesia. Não basta apenas ser artista, ser médico, ser amante. O que importa é ser a arte, a medicina, o amor. Não basta apenas ser místico, contemplativo, o que importa é ser Deus. Não basta apenas ser homem, meus filhos, o que importa é ser humanidade!". Também no acervo, em um trecho, é possível verificar seu interesse por futebol.

    História Arquivística: Doação pessoal, em 10/12/2018. Além da incorporação de três livros, relacionados ao produtor

    Procedência: Acervo doado por Elídia Maria Frazin, em 10 de dezembro de 2018

    Sistema de Arranjo: Acervo alocado na Biblioteca de Apoio do APEES, Maria Stela de Novaes, Gavetas 1, 2 e 3.

    Condições de Acesso: Parcialmente irrestrito.

    Âmbito do Conteúdo: Acervo produzido e acumulado por Dr. Jayme dos Santos Neves, no decurso de sua vida pessoal e profissional.

    Acervo Online

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Inventário Jayme Santos Neves
    Falla que o Exm. Presidente da Província do Espírito Santo dirígio a Assembléia Legislativa Provincial no dia 28 de agosto de 1842. (João Lopes da Silva Coito)
    30/08/2021 pdf 253 kB Baixar
  • Nível de Descrição: Fundo.

    Código de Referência: BR ESAPEES MSN

    Título: Maria Stella de Novaes.

    Datas-limites: 1905* – 1980*.

    Dimensão e Suporte: Acervo composto por 39 caixas (textual e iconográfico) e um encadernado em capa dura com dimensão de 42 cm L X 56 cm A, além de uma coleção bibliográfica, referentes ao recolhimento antigo. Constam ainda 10 caixas doadas em agosto de 2016.

    Nomes dos Produtores: Maria Stella de Novaes; A Gazeta; O Diário; O Globo; Comissão Nacional de Folclore.

    História Administrativa / Biografia: Nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes- RJ em 13 de Agosto de 1894 e faleceu em 1981. Estudou no Colégio Nossa Senhora da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Vitória. Fez ainda cursos especiais de pintura, piano, violino, francês, inglês, italiano, pedagogia, filosofia e liturgia. Foi professora de desenho, caligrafia, ciências naturais e história natural. Representou o Espírito Santo em diversos congressos. Recebeu prêmios e condecorações além de diversos diplomas acadêmicos. Foi membro de diversas instituições culturais como o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e uma das fundadoras da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Publicou livros sobre botânica, pedagogia, história, folclore e literatura.

    Procedência: Doação familiar.

    Âmbito do Conteúdo: Conjunto documental relativo à vida acadêmica e pessoal de Maria Stella de Novaes. No acervo é possível ter acesso a recortes de jornais, cartas de caráter pessoal e profissional, diplomas, periódicos produzidos em diversos locais, tais como revistas, jornais e livros.

    Estágio de Tratamento: Organizado parcialmente.

    Condições de Acesso: Irrestrito.

    Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos: Maria Stella de Novaes; O Globo; O Diário; Fotografias; Folclore; Espírito Santo; Botânica.

    Acervo Online

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Maria Stella de Novaes - 1ª Série 08/05/2019 pdf 255 kB Baixar
    Maria Stella de Novaes - 2ª Série 13/07/2018 pdf 208 kB Baixar
  • Nível de Descrição: Fundo.

    Código de Referência: BR ESAPEES MH

    Título: Milson Henriques.

    Datas-limites: 1943-2015.

    Dimensão e Suporte: Acervo (textual e iconográfico), composto por 27 caixas Poliondas, organizados em pastas de material plástico.

    Nomes dos Produtores: Milson Henriques; A Gazeta; A Tribuna; Metropolitano; Es Hoje; Class; Revista Capixaba; Pensar; Jornal de Serviço Capixaba.

    História Administrativa / Biografia: Milson Henriques nasceu em São João da Barra - RJ, em 1938 e faleceu, na cidade de Vitória, em junho de 2016. Durante a Ditadura Civil Militar, de 1964, foi perseguido. Fixando-se no Espírito Santo após passar por Brasília e Salvador, legando ao Espírito Santo uma vasta contribuição Cultural.

    Foi ator, cartunista, escritor e jornalista. Sua principal obra, entre muitas outras, foi o cartum da personagem Marly, que durante muito tempo foi publicação diária do Jornal A Gazeta. Também foi responsável pela organização do I Festival de Música do Espírito Santo, e do Primeiro Festival de Cinema Capixaba, durante os anos 1960.

    Texto adaptado. Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/governo-do-estado-recebe-os-acervos-pessoais-de-milson-henriques-e-renato-pacheco. Acesso em 15/10/2020.

    Procedência: Doação familiar.

    Âmbito do Conteúdo: Conjunto documental relativo à vida pessoal e produções culturais de Milson Henriques. No acervo é possível ter acesso diferentes documentos, como recortes de jornais, cartas, panfletos, cartões-postais, charges, quadros, desenhos, fotografias, diário, currículo artístico, premiações, telegramas, letras de músicas, convites, roteiros, cartazes, ingressos, álbuns, rótulos e homenagens

    Estágio de Tratamento: Organizado.

    Condições de Acesso: Irrestrito.

    Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos: Milson Henriques; Cartunista; Cultura Capixaba; Espírito Santo; Charges.


    Acervo Online

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Catálogo Milson Henriques 26/10/2020 pdf 186 kB Baixar
  • Nível de Descrição: (1) Coleção

    Código de Referência: BR ESAPEES PB

    Título: Paulo Borges

    Datas-limites: 1942 - 2002

    Dimensão e Suporte: Acervo constituído por 71 (setenta e uma) fotografias.

    Nomes dos Produtores: Paulo Sérgio Borges.

    História Administrativa / Biografia:

    Paulo Sérgio Borges nasceu em Vitória - ES, no dia 16 de junho de 1947. Filho mais velho dos quatro de Neuza Nader Borges e Hugo Borges. Paulo formou em Odontologia pela UFES em 1969. Oriundo de uma tradicional família política do Estado, seu pai foi prefeito de Guarapari na década de 70, deputado estadual por quatro mandatos consecutivos e presidente da Assembleia Legislativa.

    Como dentista foi um dos pioneiros em Guarapari, onde nas décadas de 70,80 e 90 atendeu a população no seu consultório particular e na Unidade de Saúde Dr. Roberto Calmon. Trabalhou também no antigo Adauto Botelho em Cariacica, atual Hospital Estadual de Atenção Clínica –HEAC.
    Aposentou pelo antigo Instituto Estadual de Saúde Pública (IESP) do Governo do Estado.

    Seguiu a carreira política da família. Foi deputado entre os anos de 1995 e 1996, ano em que foi eleito prefeito de Guarapari, administrando o município entre os anos de 1997 e 2000.

    Em Guarapari como prefeito, foram mais de 500 obras realizadas durante sua gestão. As mais importantes estão, implantação do Corpo de Bombeiros, instalação semafórica, iluminação panorâmica da orla da Praia do Morro, construção do primeiro Pronto Atendimento (PA), construção do CCZ, drenagem e pavimentação de diversas ruas e avenidas, construção de escolas, eventos nacionais, internacionais dentre outros.
    Pelos relevantes serviços prestados à sociedade capixaba, Paulo Borges se destacou também na área do Turismo, divulgando as belezas e potencialidades do Espirito Santo pelo país quando foi presidente da antiga Empresa Capixaba de Turismo (Emcatur) na década de 80 no governo Gerson Camata. Realizou diversos eventos importantes, como Domingo no Trem, Febarro, Feira Capixaba dos municípios, Festival Internacional do Vinho, carnaval no centro de Vitória, Semana Capixaba no Rio, dentre outros eventos.
    Faleceu no dia 6 de março de 2011, em Vila Velha-ES, deixando dois filhos e dois netos.

    Procedência: Doação familiar, em 19 de novembro de 2021, por Paulo Sérgio Borges Filho.

    Condições de Acesso: Irrestrito.

    Acervo Online

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Catálogo Paulo Borges 13/05/2024 pdf 330 kB Baixar
  • Nível de Descrição: Fundo.

    Código de Referência: BR ESAPEES RP

    Título: Renato Pacheco.

    Datas-limites: 1883-2007.

    Dimensão e Suporte: Acervo (textual e iconográfico), composto por 109 caixas Poliondas, organizados em pastas de material plástico.

    Nomes dos Produtores: Renato Pacheco; Ufes; FDV.

    História Administrativa / Biografia: Renato Pacheco nasceu em Vitória, em 16 de dezembro de 1928 e faleceu no mês de março de 2004. Era bacharel em Direito e em História, mestre em Ciências pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Dedicou grande parte da sua vida à docência e à magistratura.

    Foi diretor da Fundação Cultural do Espírito Santo, atual Secretaria da Cultura (Secult) e pertenceu à Academia Espírito-Santense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), do qual foi presidente. Nos últimos anos, já aposentado pela Ufes, atuou na Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Como pesquisador e escritor deixou uma vasta produção impressa, tanto em livros quanto em artigos publicados em diferentes meios.

    Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/governo-do-estado-recebe-os-acervos-pessoais-de-milson-henriques-e-renato-pacheco. Acesso em 15/10/2020.

    Procedência: Doação familiar.

    Âmbito do Conteúdo: Conjunto documental relativo à vida acadêmica, profissional e de Renato Pacheco. No acervo é possível ter acesso diferentes documentos, como documentos familiares e pessoais, originais de livros, estudos, correspondências, recortes de jornais, materiais didáticos, fotografias, cadernos, resenhas, revistas e manuscritos.

    Estágio de Tratamento: Organizado.

    Condições de Acesso: Irrestrito.

    Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos: Renato Pacheco; Professor; História; Espírito Santo; Folclore Capixaba; Ufes.

    Acervo Online

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Catálogo Renato Pacheco 26/10/2020 pdf 231 kB Baixar
  • Nível de Descrição: Fundo.

    Código de Referência: BR ESAPEES SETP

    Título: Setembrino Pelissari

    Datas-limites: 1928 - 2020

    Dimensão e Suporte: Acervo (textual, iconográfico e tridimensional) acondicionado em 11 caixas poliondas. 

    Nomes dos Produtores: Setembrino Idwaldo Netto Pelissari; Prefeitura Municipal de Vitória; Departamento de Obras de Vitória.

    História Administrativa / Biografia: Setembrino Pelissari nasceu em 18 de setembro de 1928, no município de Ibiraçu. Aos 18 anos, mudou-se para Vitoria e em 1954 se formou em Direito. Foi um dos fundadores da União Estadual dos Estudantes e por meio da sua atuação no movimento estudantil, na década de 1950, começou a se interessar pela política. Foi eleito deputado estadual em 1962 e foi prefeito da capital entre 1967 e 1970 e 1975 a 1978. Dentre as obras que marcaram a sua gestão estão as galerias de águas pluviais do Centro e do Parque Moscoso e a finalização da Avenida Leitão da Silva. Setembrino Pelissari faleceu, na cidade de Vitória, no dia 02 de abril de 2020, aos 91 anos.

    Disponível em: https://ape.es.gov.br/Not%C3%ADcia/arquivo-publico-recebe-colecao-pessoal-de-setembrino-pelissari

    Procedência: Doação familiar, em 04 de novembro de 2020.

    Âmbito do Conteúdo: Acervo integrado por atos administrativos, fotografias, correspondências, placas, medalhas, revistas, diplomas, textos, discursos, recortes de jornais e outros tipos documentais os quais registram sua vida pessoal e atuação política e profissional, sobretudo no que se referre a sua participação na história política capixaba.

    Estágio de Tratamento: Organizado.

    Condições de Acesso: Irrestrito.

    Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos: Setembrino Pelissari; Élcio Álvares; Avenida Leitão da Silva; Vitória; Prefeitura Municipal de Vitória; Obras; Inauguração; Christiano Dias Lopes; Francisco Lacerda de Aguiar; Acervo Pessoal; Direito; Política.

    Acervo Online

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Inventário recolhimento Setembrino Pelissari 10/11/2020 pdf 309 kB Baixar
  • Nível de Descrição: Fundo.

    Código de Referência: BR ESAPEES VB

    Título: Vitor Buaiz

    Datas-limites: 1981-1998.

    Dimensão e Suporte: Pastas contendo recortes de jornais; minutas; atos administrativos; correspondências; discursos; livros; memorandos; telegramas; acervo 3D e um álbuns de fotografias

    Nomes dos Produtores: Vitor Buaiz; Governador; Governo do Estado do Espírito Santo

    História Administrativa / Biografia: Nasceu em Vitória – ES em 19 de agosto de 1943. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1967. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980. Depois da militância no Sindicato dos Médicos do Espírito Santo passou a se dedicar à carreira política, tendo sido prefeito de Vitória entre os anos de 1989 a 1992 e governador do Estado no período de 1995 a 1998

    Procedência: Doação familiar.

    Âmbito do Conteúdo: Documentos estão recortes de jornais, minutas, atos administrativos, correspondências, discursos, livros, memorandos, telegramas, Acervo 3D e um álbuns de fotografias.

    Estágio de Tratamento: Organizado.

    Condições de Acesso: Irrestrito.

    Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos: Vitor Buaiz; Partido dos Trabalhadores; Governador; Espírito Santo; Governo do Estado; Política.

    Acervo Online

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Catálogo Vitor Buaiz 05/01/2021 pdf 363 kB Baixar
    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard