Conservação de Documentos
A Gerência de Arquivo Permanente (GAP), juntamente com as Subgerências de Documentos Textuais e Cartográficos e de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Especiais, tem o objetivo de estabelecer a salvaguarda e a preservação do patrimônio material e dos bens culturais móveis do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). Para isso, são realizadas propostas de conservação preventiva, restauração e acessibilidade visando à digitalização, difusão e disponibilização ao público.
A sua atividade contempla a análise de grau de risco, do macro ao micro, para serem determinados os procedimentos necessários para a guarda de modo adequado, objetivando aumentar a vida útil dos materiais, assim como a sua consolidação, e fornecer acesso ao cidadão, sempre que possível.
Por meio de ações que garantem a estabilidade dos diversos tipos de materiais constituintes do acervo APEES, os itens de diferentes tipologias estão passando por uma triagem e higienização mecânica, com o uso de trincha macia e troca de caixas, para o acondicionamento em caixas-arquivo em plástico polionda e em caixas de papel neutro ou de base alcalina para o armazenamento apropriado a cada particularidade.
A GAP do APEES atua em conjunto com a Gerência de Gestão de Documentos (Gedoc) na orientação sobre normas e procedimentos de conservação preventiva, reprodução de acervos e instalação de arquivos para as demais instituições públicas estaduais e municipais, com o propósito de contribuir para a preservação do patrimônio histórico-documental do Estado do Espírito Santo.