Memórias Reveladas

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) iniciou em dezembro de 2008 sua participação no Projeto “Memórias Reveladas - Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil”, uma iniciativa da Casa Civil da Presidência da República, coordenada pelo Arquivo Nacional.

O projeto visa organizar, catalogar, descrever, reproduzir e publicar em uma base de dados, via internet, especialmente desenvolvida para o projeto, referências e a reprodução digital dos documentos produzidos pela Delegacia de Ordem Política e Social do Espírito Santo (DOPS/ES) durante a ditadura civil-militar (1964-1985). O trabalho pretende trazer à cena a história recente do Espírito Santo, inserindo o Estado nos acontecimentos nacionais durante o regime. O acervo a ser estudado foi gerado pelos órgãos repressores e posteriormente recolhido pelo APEES. O objetivo é facilitar a pesquisa e possibilitar a constituição de uma rede de informações entre os Estados participantes.

O acervo DOPS/ES, sob guarda do APEES, constitui-se de correspondências recebidas e expedidas por órgãos da Secretaria de Segurança Pública, assim como ordens de serviços, relatórios, ofícios internos e externos, informes, radiogramas, encaminhamentos, pedidos de busca, requerimentos, atestados de conduta de ideologia política, depoimentos, inquéritos policiais, fotografias, jornais, livros, cartazes e panfletos. Esses tipos documentais contêm informações sobre diferentes assuntos, dentre eles: investigação de pessoas, instituições públicas e privadas, partidos políticos, sindicatos, organizações clandestinas, manifestações, atos públicos, eventos, eleições, movimentos grevistas e estudantis, organizações religiosas, Aliança Nacional Libertadora e Ação Integralista Brasileira, além de fichas policiais de identificação contendo informações sobre indivíduos, instituições e municípios.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard