Arquivo Itinerante

"Arquivo Itinerante" é o nome do programa com o qual o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo percorre os municípios do interior do Estado para atender aos descendentes de imigrantes e demais interessados em conhecer a história da imigração em território capixaba.

Para o desenvolvimento do programa a instituição dispõe de um automóvel van, adaptado como escritório móvel; com equipamentos de informática, suprimentos e itens necessários à pesquisa e impressão dos dados. No interior do veículo os consulentes realizam a pesquisa na base de dados do projeto "Imigrantes Espírito Santo" e recebem, gratuitamente, o "Registro de Entrada de Imigrante". Desta forma, o APEES possibilita o acesso às informações a milhares de descendentes distribuídos pelos 78 municípios do Estado. Os dados foram pesquisados nos documentos históricos da instituição e com a atuação do Arquivo Itinerante o projeto vem coletando centenas de cópias de documentos e fotografias entre os familiares que se encontram no interior do Estado. Essa ação facilita o acesso à informação àqueles que não têm condições de pesquisar diretamente no Arquivo Público, em Vitória, e ao mesmo tempo recolhe novos dados que ajudam no resgate da história de cada imigrante.

Além de prestar informações sobre os imigrantes, a equipe do APEES fica à disposição do município atendido para prestar esclarecimentos sobre a organização de arquivos municipais e estabelecer parcerias por meio do Programa de Gestão Documental (PROGED). Com base nos pedidos de "Registro de Entrada de Imigrante" em cada município pode-se extrair dados percentuais sobre a região ou província de origem de determinada nacionalidade, entre outros dados estatísticos.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard