Missão e Valores

MISSÃO

O APEES tem a missão de promover a gestão dos documentos produzidos e recebidos pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, implementar e coordenar a política estadual de arquivos, promover o tratamento e a proteção especial aos documentos permanentes, incluindo os arquivos pessoais e privados identificados como de interesse público, seja em meio físico ou digital, garantindo ao governo e à população a preservação do patrimônio documental. Além disso, tem o compromisso de proporcionar o acesso à informação pública, como propulsor da cidadania, desenvolver e incentivar a produção e difusão do conhecimento histórico, cultural e científico, por meio do apoio à pesquisa, da promoção de ações educativas e da mediação cultural, como incentivo à valorização da memória e da identidade capixabas.

VALORES

Como instituição de interesse público, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - APEES tem como princípios:
- Prezar pelo atendimento universal aos seus pesquisadores, sem qualquer distinção, respeitando-se os direitos de cada cidadão quanto ao acesso à informação;
- garantir aos órgãos da administração pública estadual a aplicação correta da gestão documental em suas instâncias;
- preservar e proteger o acervo documental sobre sua guarda de modo a garantir a manutenção da memória às futuras gerações;
- incentivar a produção de pesquisas tendo como fonte seu acervo documental;
- disseminar a informação do seu acervo por meio de práticas de mediação cultural e de ações educativas, procurando valorizar a pluralidade do povo capixaba.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard