Missão e Valores

MISSÃO - O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) tem a missão de realizar a gestão de documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Estadual, bem como tratar os documentos públicos após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados. Dentre as principais atividades, previstas em lei, destacam-se: planejar, coordenar e controlar as ações e projetos nas áreas de documentos escritos, audiovisuais e cartográficos; preservar e reproduzir documentos; permitir o acesso rápido e eficaz à informação; prestar atendimento aos consulentes e realizar atividades para a divulgação do acervo por meio da mediação cultural e ações educativas.

VALORES - Como instituição de interesse público, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - APEES tem como princípios:
- Prezar pelo atendimento universal aos seus pesquisadores, sem qualquer distinção, respeitando-se os direitos de cada cidadão quanto ao acesso à informação;
- garantir aos órgãos da administração pública estadual a aplicação correta da gestão documental em suas instâncias;
- preservar e proteger o acervo documental sobre sua guarda de modo a garantir o legado documental às futuras gerações;
- incentivar a produção de pesquisas tendo como fonte seu acervo documental;
- disseminar a informação do seu acervo por meio de práticas de mediação cultural e educativa, procurando valorizar a pluralidade do povo capixaba.

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