Registro de Entrada de Imigrante

O "Registro de Entrada de Imigrante" é um relatório que traz impressas todas as informações indexadas para cada indivíduo/imigrante catalogado na base de dados informatizada do "Projeto Imigrantes Espírito Santo". Tem por objetivo fornecer dados históricos/genealógicos localizados em diversas fontes documentais e bibliográficas. Para fins jurídicos, como por exemplo para a retificação de nomes e sobrenomes, se faz necessário solicitar a Transcrição de Inteiro Teor de uma ou mais fontes primárias, citadas no campo “Fontes Documentais” da base de dados, desde que o documento esteja sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

O documento contém dados pessoais, informações sobre os locais de origem, datas de embarque e desembarque, nome dos navios, indicação dos locais de destino dos imigrantes em território espírito-santense, dentre outros, quando localizados em fontes documentais.

Para solicitá-lo deve-se comparecer na sede do Arquivo Público, na Rua Sete de Setembro, nº 414, no Centro de Vitória, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30. Não é preciso agendamento prévio. O pedido pode ser feito também no e-mail imigrantes@ape.es.gov.br, no qual deve constar o máximo de informações possíveis sobre o imigrante.

O Registro tem por finalidade certificar o desembarque do estrangeiro no Espírito Santo, auxiliar os descendentes a localizar outros documentos necessários para a obtenção da Dupla-Cidadania, para a formulação de árvore genealógica, para o resgate da história familiar etc. O documento é fornecido na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo ou em eventos no interior do Estado com a presença do "Arquivo Itinerante".

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