Imprensa Capixaba

A Imprensa Capixaba nasce efetivamente em janeiro de 1849 quando surge o "Correio da Victória", publicação periódica que se prolongou por quase três décadas. Em 1840, porém, é publicado, em um único número, "O Estafeta", do qual se tem exemplares localizados.

Por meio do "Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros", coordenado pela Biblioteca Nacional, foram reproduzidos milhares de títulos de jornais de todo o Brasil. Os periódicos referentes ao Espírito Santo foram disponibilizados pelo Arquivo Público, em 1986, que também participou como parceiro no projeto. Na ocasião, foi publicado o catálogo "Jornais e Relatórios de Presidentes de Província – ES" em microfilmes, para auxiliar os pesquisadores na consulta dessa importante fonte de pesquisa.

Novos títulos foram agregados ao projeto desde então e na oportunidade das Comemorações do Centenário do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo a instituição publicou on-line a relação dos títulos de jornais microfilmados, disponibilizando o primeiro exemplar de cada jornal, em formato PDF, para download. O material completo pode ser consultado na Sala de Consultas do APEES ou no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

O objetivo do Arquivo Público é dar continuidade à reprodução dos periódicos que foram e ainda são publicados no Espírito Santo. Os jornais são importantes instrumentos que testemunham e retratam o cotidiano, constituindo-se relevantes fontes de pesquisa para a compreensão histórica.

Com a presente relação on-line, os pesquisadores têm informações sobre o conteúdo microfilmado de cada periódico e podem colaborar no fornecimento de exemplares ou títulos ainda não contemplados pelo projeto.

Estão disponíveis 72 títulos de jornais de 13 municípios capixabas, assim distribuídos:
Vitória - 38; Cachoeiro de Itapemirim - 9; Itapemirim - 8; Santa Leopoldina -3; Muqui - 3; Anchieta-Benevente -2; São Mateus -2; São Pedro do Itabapoana (atual distrito de Mimoso do Sul) – 2; Castelo – 1; Demétrio Ribeiro (distrito de João Neiva) – 1; Guaçui – 1; Muniz Freire – 1 e Rio Novo do Sul – 1.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard