Competências

  • Realizar atividades relacionadas com o arranjo e a descrição dos documentos textuais, cartográficos, iconográficos, sonoros e de imagens em movimento de valor permanente;
  • Executar atividades relativas à emissão de certidões e transcrições;
  • Executar a reprodução de documentos sonoros e de imagens em movimento, com vistas ao atendimento ao usuário;
  • Executar as atividades de reprodução de documentos seja em microfilmes, em meio digital, fotocópia, revelação, ampliação ou qualquer outro meio existente ou que venha a surgir, de acordo com as solicitações dos usuários e das necessidades da Instituição;
  • Coordenar as atividades relativas ao procedimento de guarda e de preservação do acervo;
  • Identificar o estado de conservação e promover a higienização dos depósitos do acervo;
  • Desenvolver atividades de restauração e encadernação, bem como acompanhar os procedimentos de manuseio e reprodução dos documentos;
  • Apoiar as pesquisas histórico-culturais visando a produção do conhecimento e a divulgação do acervo, através da biblioteca de apoio "Maria Stella de Novaes";
  • Gerenciar a coleção de obras da biblioteca de apoio;
  • Organizar exposições e outros eventos de divulgação do acervo;
  • Orientar os pesquisadores quanto aos procedimentos de pesquisa e utilização dos equipamentos; administrar o cadastro de usuários e as solicitações de serviços incluindo-se o atendimento à distância;
  • Planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas com a produção de documentos, a fim de oferecer à administração meios de informação que agilizem o sistema administrativo e garantam a seleção, reduzindo o volume documental sem prejuízo da prova e informação;
  • Gerenciar programas de gestão de documentos;
  • Gerenciar a transferência e o recolhimento e analisar os códigos e as tabelas de temporalidade produzidas pelos órgãos do Poder Executivo Estadual.
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