Polícia

Nível de descrição: Fundo

Código de referência: BR.APEES. POL.

Título: Polícia.

Datas-limites: 1833-1921.

Dimensão e suporte: Textual.

Nomes dos produtores: Guarda de Polícia Provincial e Diretoria de Segurança Pública.

História administrativa/Biografia: Os dados referentes à História Administrativa tem início a partir de 1835, com a Guarda de Polícia Provincial, através da Lei n°9 (06/04/1835). A função principal era a manutenção do sossego e a segurança interna da província. A Guarda de Polícia Provincial foi extinta em 1844 e até 1921 a segurança pública do Estado passou por várias reformas, atribuições e denominações e, em 1920, com a nova organização administrativa a Polícia ficou subordinada à Secretaria do Interior.

Âmbito e conteúdo: O acervo é composto por 878 unidades de arquivamento, distribuído em caixas arquivos e livros de diversas dimensões. O Fundo Polícia contém 27 séries documentais e é possível recuperar informações sobre inquéritos policiais, matrícula de estrangeiros, ofícios e correspondências trocadas entre diversas autoridades policiais e dos poderes executivo ou judiciário. Constam ainda: a relação de passageiros desembarcados e embarcados no porto de Vitória, balancetes financeiros, passaportes e telegramas, dentre outros.

Procedência: Diretoria de Segurança Pública.

Estágio de tratamento: Organizado.

Condições de acesso: Irrestrito.

Pontos de acesso e indexação de assuntos: Inquéritos, Imigração, Lista de Passageiros, Relatórios, Polícia Marítima e Banda de Música.

Instrumentos de pesquisa:  

Catálogo - Fundo Polícia

Catálogo - Série Inquéritos Policiais

Acervo Online

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard