APEES cataloga 300 caixas de documentos sobre a história capixaba
Mais de 300 caixas de documentos referentes principalmente, à década de 1940, estão sendo catalogadas pela equipe técnica do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). Dentre os materiais há uma lista com a relação da matrícula de diversos imigrantes, de diferentes nacionalidades, inclusive romenos; fotografias que mostram a cidade de Vitória e também enchentes em Santa Leopoldina; informativos sobre a 2ª Guerra Mundial, produzidos pelo Governo Brasileiro; relatórios do antigo orquidário da capital; correspondências trocadas entre os membros do Partido Comunista do Brasil (PcdoB) e documentos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
Destaca-se também uma planta de uma igreja no município de São Mateus assinada pelo imigrante italiano André Carloni. Arquiteto e desenhista autodidata, Carloni projetou e atuou na reforma de significativos monumentos do centro de Vitória, como o Teatro Carlos Gomes, a catedral Metropolitana e a Santa Casa de Misericórdia.
O coordenador de atendimento ao pesquisador, Michel Caldeira, ressalta que se trata de um acervo de grande valor histórico e ainda pouco utilizado como fonte de estudos no Estado. Michel explica que os documentos estão sendo inventariados para identificar o seu conteúdo e, após esse processo, serão disponibilizados instrumentos de pesquisa na sala de consulta da instituição. Segundo Michel diversos temas podem ser investigados e aprofundados por meio dos documentos, como o Integralismo no Espírito Santo, as ações PcdoB e também aspectos da imigração.