17/05/2016 17h15

Arquivo Público abre Exposição “Educações Ambientais em Narrativas”

Estão abertas as visitas para a Exposição “Educações Ambientais em Narrativas”, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). A mostra apresenta fotografias de produções acadêmicas de integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (Nipeea) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Na abertura, realizada na noite da última quarta-feira (04), os pesquisadores participaram de uma roda de conversa na qual expuseram os seus trabalhos, que abrangem temas como práticas do congo, terreiros de umbanda, quilombolas e manguezais, fazendo interface entre escolas e comunidades. Segundo a coordenadora no Nipeea, Martha Tristão, a exposição é uma boa oportunidade para promover o debate sobre a Educação Ambiental, deslocando a Universidade para outros espaços. “Percebemos que além de ilustrar as atividades acadêmicas as imagens despertavam emoções e sentimentos. A fotografia compõe a narrativa que estamos construindo” destaca.

Roda de Conversa

Estiveram presentes na roda de conversa alunos da “Escola de Campo Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira”, do município de Cariacica. Eles participaram do trabalho da pesquisadora Andreia Teixeira Ramos sobre os Mascarados do Congo da Roda D’água. Natália Aparecida Rocha, 13 anos, conta que o assunto foi abordado nas aulas em diferentes disciplinas e eles têm feito apresentações com as máscaras em festas do congo e mostras culturais. A atividade gerou o curta-metragem “Amor Mascarado”, criado pelos estudantes em parceria com o Instituto Marlin Azul (IMA). O vídeo foi selecionado para exibição no Festival Anima Mundi, o segundo maior festival de animação do mundo.

Também esteve no APEES Roserina Silva, do “Sítio dos Crioulos”, localizado no interior de Jerônimo do Monteiro. Ela fez parte do trabalho de Gilfredo Maulin sobre a experiência cotidiana de uma comunidade quilombola. A exposição contempla ainda imagens de Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi, Martha Tristão, Andréia Teixeira Ramos, Maria Aparecida Vianna Lodi, Denize Mezadri de Almeida, Fernanda Freitas Resende, Gilfredo Carrasco Maulin, Katia Gonçalves Castor, Rosinei Ronconi Vieiras e Soler Gonzalez.

Serviço:

Exposição de fotografias “Educações Ambientais em Narrativas” Sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo Rua Sete de Setembro, nº 414, Centro, Vitória 10 às 17h30

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard