18/07/2017 14h38 - Atualizado em 18/07/2017 15h16

Arquivo Público completa 109 anos de guarda e preservação da história do Espírito Santo

No dia 18 de julho de 1908 o presidente do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro, assinou o Decreto nº 135, no qual criava o “Archivo Público Espírito-Santense”. São 109 anos de história contada nos diversos documentos que compõem o acervo, como processos, papéis oficiais, cartas, fotografias, negativos, livros, películas e fitas de áudio e vídeo. Em 2017 o marco comemorativo do aniversário da instituição é o lançamento da “Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”, disponibilizada on-line no endereço https://ape.es.gov.br/Media/ape/Documentos/Revista_APEES_numero_1.pdf. A publicação traz artigos, entrevistas, resenhas, reportagens e imagens e visa difundir o saber histórico e arquivístico, fortalecendo a pesquisa acadêmica e divulgando os materiais guardados e preservados pela instituição.

Nossa História

Em fevereiro de 1909, Henrique Alves de Cerqueira Lima foi nomeado o primeiro diretor. Em 1910, o órgão foi oficialmente aberto ao público. Ao observar a grande quantidade de papéis Jerônimo Monteiro relatou em um processo: “Os compartimentos do Archivo Público já se mostram deficientíssimos para a guarda dos numerosos documentos a elle remettidos. Cogito de construir prédio apropriado, com espaço sufficiente para melhorar a accomodação desse precioso repositório das nossas tradições.”.  Porém, a intenção de viabilizar um espaço próprio só foi concretizada no Governo de Florentino Avidos (1924-1928).

 A construção de um novo edifício, situado à Rua Pedro Palácios, na Cidade Alta, para abrigar o “Archivo Público” e a Biblioteca Pública Estadual, teve início no ano de 1925. Ele serviu nos 80 anos seguintes como sede da instituição. Em 1924, assumiu a direção Moysés de Medeiros Accioly, que exerceu o cargo até 1938. Ele foi pioneiro na implantação de um sistema de qualificação documental. Em 2011, o Arquivo Público mudou-se para um novo local, à Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória.

A sede atual do APEES também é repleta de história. O seu projeto seguiu o desenvolvimento urbano e a expansão dos serviços públicos da cidade de Vitória. No início do século XX Jerônimo Monteiro autorizou a construção do edifício para abrigar parte dos serviços de abastecimento de água e a convertedora de energia elétrica gerada pela Usina do Rio Jucu. Em 1927, a usina foi adquirida pela Companhia Central de Força Elétrica (CCBFE), que em 1968 tornou-se a Espírito Santo Centrais Elétricas (Escelsa). O aumento da demanda por eletricidade obrigou o Governo de Florentino Avidos a substituir a antiga convertedora por uma usina a diesel. Na garagem funcionava a oficina de bondes da CCBFE, que fornecia energia para o sistema de transporte urbano. No local eram feitos os serviços de fundição, mecânica, carpintaria, ferraria e pintura dos bondes, até a desativação em 1965.

Pesquisa

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo tem a missão de realizar a gestão de documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Estadual. Dentre as principais atividades destacam-se permitir o acesso rápido e eficaz à informação, prestar atendimento aos consulentes e divulgar o acervo por meio de mediações culturais e ações educativas. No APEES o pesquisador tem acesso a diversos materiais para estudos.

Têm-se, por exemplo, manuscritos originais, datados desde 1768, que trazem informações sobre os índios, os primeiros colonizadores portugueses, os escravos e os imigrantes que entraram no Estado. A instituição possui também as cópias digitalizadas dos documentos que estão guardados pelo Arquivo Ultramarino de Portugal, abrangendo o período de 1534 a 1822. Em seu conjunto o acervo do Arquivo Público é uma fonte fundamental para os estudos da história social, econômica, política e cultural capixaba. Para consultá-lo é possível fazer uma busca prévia em nosso site www.ape.es.gov.br ou efetuar uma visita à sede, que está aberta das 10h às 17h30, de segunda a sexta-feira, na Rua Sete de Setembro, 414, no Centro de Vitória.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard