12/05/2016 15h08

Arquivo Público digitaliza acervo de imagens do Interventor Federal João Punaro Bley

João Punaro Bley foi interventor federal do Espírito Santo dos anos de 1930 a 1943. Um acervo de 93 imagens referentes ao seu governo foi digitalizado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). As fotografias apresentam solenidades, inaugurações, paradas escolares, exposições, dentre outros eventos que mostram uma parte da história do Estado durante a “Era Vargas”. Os materiais estão disponíveis para consulta na sede do APEES, localizada na Rua 7 de Setembro, no Centro de Vitória.

Fernando Achiamé, no livro “O Espírito Santo na Era Vargas”, afirma que o Governo de Punaro Bley se caracterizou por uma “estratégia de conciliação de interesses”, na qual o interventor intermediava a política administrativa regional com a do poder central, exercido pelo Presidente da República Getúlio Vargas. No período diversas ações foram empreendidas, dentre elas: “a implantação de políticas públicas como saneamento financeiro, melhorias da prestação da educação e saúde, aparelhamento do porto de Vitória e criação do banco local”. Para Achiamé tratava-se de “um reformismo autoritário e modernizante”, que reforçava as hierarquias existentes e vinculava o Espírito Santo à política nacional.

Banco de Imagens do APEES

Para conhecer mais esta e outras histórias que formam a memória capixaba o Arquivo Público dispõe de um banco com aproximadamente 50 mil fotografias, abrangendo o período de 1908 a 1979. Nelas há registros dos atos oficiais dos governadores, paisagens, arquitetura urbana, festas populares, cinemas e o cotidiano das cidades. As imagens estão em formato de negativo de vidro ou em papel. A digitalização da fotografia pode ser solicitada na sala de consultas do APEES.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard