09/05/2016 15h27

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo inaugura nova sede

Os pesquisadores que desejam obter informações sobre a história do Espírito Santo terão acesso a uma estrutura moderna e organizada para guardar e preservar a rica documentação do Estado. Foi inaugurada, nessa quarta-feira (21), a nova sede do Arquivo Público (Apees), e os agendamentos para consultas, suspensos para a reorganização do acervo, já podem ser realizados. De acordo com o diretor-geral da instituição, Agostino Lazzaro, o novo espaço é consequência de uma luta histórica do Arquivo para oferecer melhores condições de acondicionamento dos materiais e também proporcionar aos funcionários e aos pesquisadores instalações mais adequadas de trabalho.

Os agendamentos para consultas já podem ser feitos a partir desta quinta-feira (22). Os agendamentos para consultas já podem ser feitos a partir desta quinta-feira (22). (Foto: Fotos Nestor Müller / Secom-ES)

Segundo Lazzaro, a estrutura atual é aproximadamente 400% maior que a antiga, o que possibilitou unificar toda a documentação em um único local, proporcionando maior comodidade aos consulentes e um ambiente preparado para o cuidado e preservação da memória capixaba.

Foto: Foto Nestor Müller / Secom-ES

“A nova sede promove a cultura e a cidadania ao facilitar o acesso e difusão do acervo. O Apees é, há mais de 100 anos, testemunha da história do Espírito Santo e a documentação, que é de guarda permanente, precisa ser mantida, respeitando a sua origem e suporte. Temos realizado as nossas ações pensando na modernização do Arquivo, por meio da aquisição de novos equipamentos, da digitalização de fontes e obras raras, da publicação da linha editorial “Coleção Canaã”, voltada a estudos sobre a história do Espírito Santo e do Arquivo Itinerante, que leva informações, em um veículo adaptado, a municípios do interior do Estado. A nova estrutura é pedra fundamental de um tempo novo, e não se trata apenas da conclusão de uma obra, mas da realização de um sonho” finaliza.

Foto: Foto Carla Caliman / APEES

O secretário de Estado da cultura, José Paulo Viçosi, ressalta que as vidas passam, mas a história se mantém e a responsabilidade do Apees é muito grande, por ele ser o grande guardião desta história. Segundo Viçosi, a nova sede é um relevante reforço na política de democratização da cultura e irá possibilitar novas ações voltadas ao fortalecimento dos arquivos municipais.

Foto: Foto Carla Caliman / APEES

O vice-governador Givaldo Vieira destacou que a entrega do novo Arquivo Público sela um compromisso com o futuro dos cidadãos capixabas, no que diz respeito à memória dos personagens que fizeram história no Estado.

"Esta obra é considerada muito mais que uma edificação moderna, ampla e com uma concepção arquitetônica bem organizada. Ela é imaterial, pois transcende ao seu espaço físico. Neste local será fortalecida a identidade cultural do Espírito Santo, já que, com uma estrutura e ambiente agradáveis, teremos a capacidade e o incentivo de nos remetermos ao passado de artífices de nossa história. O Governo entrega, com bastante satisfação, o Arquivo Público, com tecnologia moderna e ajustado aos padrões internacionais, para que a sociedade tenha acesso a esse precioso acervo de nossos irmãos capixabas", afirmou.

Nova sede

Descerramento da placa de inauguração da Nova Sede do Arquivo Público do Estado do Espírito SantoDescerramento da placa de inauguração da Nova Sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Foto: Carla Caliman / APEES)

O Apees foi criado em 18 de julho de 1908, no Governo Jerônimo Monteiro, sob a denominação "Archivo Público Espírito-Santense", como um anexo à Biblioteca Pública. Em 2008, marcando as comemorações do centenário da instituição, ele foi transferido da Rua Pedro Palácios, na Cidade Alta, em Vitória, para um novo espaço, na Rua 7 de Setembro que, desde então, tem passado por uma série de melhorias e reformas para favorecer o acesso, a preservação e a organização dos documentos.

Foto: Carla Caliman / APEES

Na nova sede os acervos foram acomodados em estantes deslizantes instaladas em ambientes climatizados, com controle de temperatura e umidade, que seguem as normas internacionais. A sala de pesquisas está mais ampla, oferecendo maior comodidade aos visitantes. O novo Apees conta ainda com um laboratório de microfilmagem, um moderno Centro de Processamento de Dados para guarda e acesso aos documentos digitais e um auditório para 90 pessoas. A sede atual possui quatro ambientes em uma área de 2.612,41 m². O investimento foi de R$ 4.266.942,08.

Tópicos:
inaugura, novo, predio