Arquivo Público elabora inventário para mais de três mil mapas
Mais de três mil mapas e plantas do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), que compõem a mapoteca “Sala Elisiário”, estão sendo identificados e organizados para facilitar o acesso e promover uma melhor preservação do acervo. A ação irá gerar um novo instrumento de pesquisa - com dados sobre o conteúdo dos documentos, a data de produção, o órgão e local de procedência, a escala e o responsável - dinamizando o atendimento aos consulentes.
Nos materiais há mapas ferroviários, rodoviários e desenhos de estradas, pontes e prédios públicos. Dentre eles destacam-se 360 mapas de imigração e povoação de colônias. Um dos originais mais antigos é de 25 de dezembro de 1860 e se refere a um projeto de povoação na colônia de Santa Isabel assinado pelo engenheiro Adalberto Tahn.
Há ainda uma planta de parte da Província do Espírito Santo do ano de 1878, na qual se observa a organização das colônias pela Inspetoria Geral das Terras e Colonização. O documento é assinado por C. Cintra e C. Rivierre.
A “ilha de Victoria” está representada em um esboço de uma planta do ano de 1896, elaborada por Francisco Saturnino Rodrigues de Britto, que traz a indicação dos elementos naturais, como os morros, mar e mangues.
Tem-se também uma planta demonstrativa do desenhista da Secretaria da Agricultura do Estado, Álvaro Gonçalves, que mostra a “Victoria Central” em 1928 com seus parques, avenidas, igrejas, hotéis, monumentos e edifícios públicos.
APEES
O Arquivo Público está localizado na Rua Sete de Setembro no Centro de Vitória. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 10h às 17h30. Informações sobre o acervo podem ser solicitadas no e-mail coaten@ape.es.gov.br.