Arquivo Público recebe coleção do jornal “Correio do Sul”
O impresso traz aspectos significativos da sociedade da época e os principais debates que movimentavam Cachoeiro de Itapemirim.
Exemplares do jornal “Correio do Sul”, que circulou no município de Cachoeiro de Itapemirim a partir de 1928, estão sendo inventariados e serão doados ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). Os materiais fazem parte do acervo privado de Paulo Henrique Tiengo e serão, posteriormente, microfilmados e digitalizados. O impresso traz aspectos significativos da sociedade da época e os principais debates que agitavam a cidade, configurando-se uma importante fonte para estudos e pesquisas.
Foi no “Correio do Sul” que o cronista capixaba Rubem Braga publicou os seus primeiros escritos, quando tinha 15 anos de idade. O jornal publicava poesias e textos sobre o cotidiano e a política local e nacional pelo o olhar do escritor. Conforme relatado pelo próprio autor, em 1979, na crônica “Como comecei a escrever”:
“Eu ainda estava no curso secundário quando um dos meus irmãos mais velhos – Armando – fundou em Cachoeiro um jornal que existe até hoje – Correio do Sul. Fui convidado a escrever alguma coisa, o que também aconteceu com o meu irmão Newton, que fazia principalmente poemas. Eu escrevia artigos e crônicas sobre assuntos os mais variados; no verão mandava da praia de Marataízes uma crônica regular chamada ‘Correio Maratimba’”.
Imprensa Capixaba
Antes do aparecimento do primeiro jornal circulavam pelas ruas do Espírito Santo apenas pasquins manuscritos. Em 1835, o Presidente da Província, Joaquim José de Oliveira, encaminha um ofício ao Império reclamando a falta de uma tipografia na qual pudessem ser impressos os atos oficiais da Assembleia.
A tipografia surgiu em 1840 por iniciativa do alferes Ayres Vieira de Albuquerque Tovar e nela foi publicado o primeiro jornal capixaba, “O Estafeta”. O mesmo não passou do primeiro número. A imprensa se inicia efetivamente com o “Correio da Victoria”, em 1849.
No site do APEES, no link www.ape.es.gov.br/imprensa_capixaba/index.html, pode-se consultar o acervo que compõe a coleção “Imprensa Capixaba”. Ao todo são 72 periódicos de 13 municípios publicados desde o século XIX.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Apees
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram: ArquivoPublicoES