Arquivo Público recebe exposição “Virgínia Tamanini: memórias em família”
Está em cartaz no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, até o dia 19 de outubro, a exposição “Virgínia Tamanini: memórias em família” composta por quadros, livros, fotografias, documentos pessoais, dentre outros elementos do acervo da escritora e artista plástica capixaba Virgínia Tamanini. Autodidata, ela foi romancista, musicista, teatróloga, pintora e poetisa. Promoveu desfiles de carnaval, procissões e produções teatrais; recebeu comendas e medalhas pela sua atuação na literatura. Após a Mostra as peças serão doadas às prefeituras de Colatina e Santa Teresa e farão parte do patrimônio histórico e cultural dos municípios.
A museóloga da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Paula Nunes, destaca que um dos trabalhos mais delicados dentro na Museologia é o contato com acervos familiares. “O profissional deve administrar as expectativas da família com relação à memória do ente querido refletindo isso no tratamento e na forma de exposição dos itens. Eu não conheci Virgínia Tamanini, mas ela tem feito parte da minha vida desde 2012 e me permitiu ter contato com uma família maravilhosa extremamente dedicada à perpetuação de seu legado”, afirma.Virgínia Tamanini
Virgínia Tamanini, filha de imigrantes italianos, nasceu em Santa Teresa no dia 4 de fevereiro de 1897. Muito ligada à leitura, iniciou-se na escrita de poesias. Em 1915, aos 18 anos, casou-se com seu primo Lourenço Tamanini. Ainda jovem elaborou peças teatrais como “Amor sem Mácula!”. Nos anos de 1939 a 1941 escreveu “Em Pleno século Vinte”, “Amor de Mãe”, “Filhos do Brasil”, “Onde está Jacinto” e “O Primeiro Amor”, sob o pseudônimo Walquíria. Em 1946 ingressou na Associação Espírito-Santense de Imprensa. Adaptou, encenou e dirigiu, no Teatro Carlos Gomes, a peça francesa “Cristina da Suécia”. Fez parte da Academia Espírito-Santense de Letra, na qual ocupou a cadeira nº3.
Em 1964 escreveu “Karina”, que narra as vivências dos imigrantes italianos que se instalaram no Vale do Canaã, situado na região Centro-Norte. A obra traz o cotidiano - com suas expectativas, sonhos, conflitos e dificuldades - e as relações estabelecidas entre os membros do grupo e a nova sociedade na qual estavam se inserindo. A personagem principal, “Karina”, embarca para o Brasil com seu recém-marido, Arthuro, e com o casal de amigos Landa e Paolo. Por meio do romance, a autora transita pela formação de municípios, como Santa Teresa, Ibiraçu e São Roque do Canaã, além de citar outras cidades como Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha, permitindo ao leitor conhecer um pouco da história dessas localidades e também aspectos da cultura dos imigrantes.
Serviço
Exposição ““Virgínia Tamanini: memórias em família”
Data: até 19 de outubro de 2018
Local: Sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
Endereço: Rua Sete de Setembro, Centro, Vitória.
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 17h30
Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram:ArquivoPublicoES