03/11/2016 17h05 - Atualizado em 04/11/2016 14h25

Arquivo Público recebe “Vitória no Túnel do Tempo”

A fotografia enquanto gatilho de memória e elemento despertador de lembranças é o mote da atividade “Vitória no Túnel do Tempo”, que reúne, nesta quinta-feira (03), os participantes do “Centro de Convivência da Terceira Idade-Unidade Centro” na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) para conhecerem imagens antigas da capital capixaba. O evento é uma realização do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) dentro da disciplina de “Ação Cultural”.

Os alunos fizeram a seleção e organização prévia dos materiais, que abrangem fotografias do cotidiano da cidade de Vitória, com suas praças, pontes, cinemas, igrejas e praias. O historiador Fernando Achiamé mediou a exposição, contextualizando as imagens e contando casos curiosos sobre os espaços mostrados. Também foi exibido um vídeo produzido pelos estudantes com o antes e o depois dos locais apresentados. A arquivista Fabíola Pereira Costa reforçou a relevância do APEES enquanto um espaço aberto à comunidade para pesquisas sobre diversos temas, destacando a diversidade de documentos e possibilidades de estudos.

Maria Gomes de Cruz Fraga, uma das integrantes do Centro de Convivência, afirmou que as fotografias lhe proporcionaram trazer à cena momentos importantes do seu passado. Principalmente da época que veio morar em Vitória na década de 1970. “Lembrei-me do Parque Moscoso, dos bichos que tinham lá e de quando eu levava as crianças para brincarem. As imagens também me recordaram os piqueniques que eu fazia na Gruta da Onça”.

Banco de Imagens

Para conhecer um pouco mais sobre a história de Vitória e outras referências que compõem a memória do Espírito Santo o banco de imagens do Arquivo Público é um importante referencial. São mais de 50 mil fotografias que trazem os atos oficiais da administração pública, as paisagens, a arquitetura, as festas populares, a religiosidade, dentre outros temas. Os originais estão em formato de negativo de vidro ou papel e a digitalização pode ser solicitada na sala de consultas do APEES localizada à Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória.

Informações à imprensa

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard