24/05/2016 14h27

Arquivo Público sedia o I Encontro Estadual dos Jornalistas pela Igualdade Racial e de Gênero

O I Encontro Estadual dos Jornalistas pela Igualdade Racial e de Gênero (EEJIRA) irá discutir, na próxima quinta-feira (04), a forma como os negros, as mulheres e os membros do movimento LGBT vêm sendo tratados enquanto profissionais da comunicação e também como a mídia enxerga e divulga essas questões estruturais e culturais no Brasil.

O evento acontece às 18h30, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), e é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O encontro é aberto ao público e a entrada é livre.

Na ocasião será lançada a Comissão dos Jornalistas Capixabas pela Igualdade Racial e de Gêneros (Cojira-ES) e será ministrada uma palestra pela jornalista carioca e membro da Cojira-RJ, Angélica Basthi, com o tema “O jornalista como protagonista da defesa de ações afirmativas”. Serão comemorados ainda os 35 anos de fundação do Sindijornalistas-ES.

Corija

“Como questão estrutural da sociedade brasileira, as relações raciais necessitam de atenção dos jornalistas” foi a “Tese Visibilidade às Questões Étnicas nos Meios de Comunicação e no Mercado de Trabalho”, aprovada no 31º Congresso Nacional dos Jornalistas, ocorrido em 2004, e serviu como diretriz para que vários sindicatos dos jornalistas do país criassem suas Cojiras locais.

Programação

18h30 - Abertura
19h - Palestra “O Jornalista como protagonista na defesa de ações afirmativas”, com Angélica Basthi - coordenadora de comunicação da ABIA, membro da Cojira-RJ. coord. do Prêmio Jornalista Abdias Nascimento em 2011 e 2012
20h – Posse da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial e de Gênero (Cojira-ES)
20h30 - Comemoração dos 35 anos do Sindijornalistas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard