Biblioteca Pública recebe final de batalha de poesia neste sábado (31)
Finalistas do “Slam Interescolar capixaba 2019” são estudantes representantes do Ensino Médio e Ensino Fundamental.
Reconhecido como uma prática de estímulo à leitura, escrita literária e senso crítico dos jovens, o Slam é uma batalha de poesia microfonada, em que a voz e a expressão corporal dão o tom. Uma dica para conferir novos talentos desta arte é a final do Slam Interescolar Capixaba 2019, que chega a sua terceira edição na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), neste sábado (31), às 14 horas. A entrada é franca.
Na final competem os estudantes de escolas públicas do Estado que venceram as disputas internas. Os competidores precisam declamar rimas de autoria própria em até cerca de três minutos. O júri é escolhido a partir da plateia e avalia com notas de 0 a 10. O vencedor irá representar o Estado na fase nacional, em São Paulo, no dia 2 de novembro.
De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas, o Slam Interescolar é um ótimo exemplo de interação entre cultura e educação para uma formação voltada para o pensamento crítico e cidadão.
“É uma linguagem contemporânea e dinâmica que ganhou o mundo inteiro por meio da atuação dos jovens de periferia, que encontram na palavra uma forma de expressar seus pensamentos, seus sentimentos e, principalmente, uma forma de enxergar a potência do seu corpo no mundo. Os estudantes do Slam são, na verdade, poetas em formação", declarou.
Segundo um dos coordenadores do evento e representante do coletivo Slam ES, John Conceito, o objetivo de atuar nas escolas é servir como projeto de incentivo à leitura e estímulo à escrita, formando leitores por meio do contato com a poesia.
“Os Slams têm mostrado para o grande público, especialmente da periferia, que todos temos direito à palavra, todos podemos ter voz e não só as vozes reconhecidas pela academia podem e devem ser ouvidas. Os Slams nos ensinam que uma praça pode ser um espaço de aprendizagem. E que a literatura não tem dono: assim como a língua, ela é um direito de todos”, afirmou John Conceito.
Serviço:
Slam interescolar capixaba 2019
Data: 31/08 (sábado).
Horário: 14h
Local: Biblioteca Pública Estadual - Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá. Telefone: 3137-9349.
Entrada franca.
Texto: Danilo Ferraz
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/