Consultas ao acervo do Arquivo Público do Estado estão suspensas até a inauguração da nova sede
A partir desta quarta-feira (07) estão suspensas, provisoriamente, as atividades de atendimento ao público no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) para reorganização interna devido à inauguração da nova sede, que ocorrerá ainda este ano. Dentre as ações que estão sendo efetuadas estão o acondicionamento do material do acervo documental nos ambientes, a preparação da sala de consultas e a instalação de máquinas e equipamentos.
Na nova sede os acervos estão sendo melhor acondicionados em estantes deslizantes e em um ambiente climatizado, com controle de temperatura e umidade. A sala de pesquisa está mais ampla, proporcionando maior comodidade aos pesquisadores. O novo Apees conta ainda com um novo laboratório de microfilmangem, equipamentos de digitalização de documentos, salas para processamento técnico e de restauração, além de um auditório para 90 pessoas. O atendimento ao público será retomado no dia útil subsequente à inauguração.
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) foi criado em 18 de julho de 1908, no Governo Jerônimo Monteiro, sob a denominação "Archivo Público Espírito-Santense", como um anexo à Biblioteca Pública. Em 2008, marcando as comemorações do centenário da instituição, o Apees foi transferido da Rua Pedro Palácios, na Cidade Alta, em Vitória, para um novo espaço, na Rua 7 de Setembro que, desde então, tem passado por uma série de melhorias e reformas para favorecer o acesso, a preservação e a organização dos documentos.