Documentarista e fotógrafa Eline Jongsma apresenta no Arquivo Público trabalho sobre os imigrantes holandeses no Espírito Santo
A documentarista e fotógrafa holandesa Eline Jongsma apresentou, na última segunda-feira (2), na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), os trabalhos realizados nas comunidades de Holanda e Holandinha, no município de Santa Leopoldina. A atividade feita no Estado está inserida na direção e produção do projeto “Império”, no qual a artista investiga os traços étnicos, culturais e econômicas dos imigrantes holandeses na Ásia, África e América do Sul.
Eline Jongsman teve acesso as informações sobre a imigração holandesa no Espírito Santo por meio do livro “Os Capixabas Holandeses”, de Ton Roos e Margje Eshuois, 9ª volume da Coleção Canaã, disponibilizado no site do Arquivo, em português e em holandês, no link: http://www.ape.es.gov.br/publicacoes.htm . No material os autores analisam os motivos que levaram os holandeses a migrarem, e destacam as dificuldades dos primeiros anos da chegada ao Brasil.
Trabalhos Artísticos
Segundo o site oficial de Eline Jongsman (http://www.elinejongsma.com) os seus trabalhos buscam explorar os limites entre a arte visual, o documentário e o jornalismo. Eles já foram abordados e divulgados em emissoras de televisão, galerias, festivais de cinema e eventos de arte em todo o mundo.