24/05/2016 14h41

Estagiários do Arquivo Público aprendem na prática os conteúdos abordados na sala de aula

Alunos dos cursos de História e Arquivologia têm a oportunidade de manusear e trabalhar com os acervos sobre os quais estudam na sala de aula. Estudantes de Administração e do curso técnico em Contabilidade também colaboram na realização das atividades institucionais. É notória a importância do trabalho dos estagiários, que aprendem e transmitem conhecimentos, proporcionando maior agilidade e eficiência às ações. Por isso, nesta quinta-feira (25), data na qual se comemora o Dia do Estagiário, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) agradece a atuação e empenho de cada um dos seus 20 futuros profissionais.

Dentre eles está Felipe Augusto Soares, 21 anos, graduando em História na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Desde janeiro no APEES Felipe conta que estava em uma empresa de telemarketing, mas tinha vontade de vivenciar o aprendizado das disciplinas. “Se não fosse o estágio, que permite que eu arque com as despesas do curso e pessoais, eu teria que trabalhar em horário integral, prejudicando os meus estudos. Atualmente, consigo me preparar para as aulas, o que antes era impossível. Além disso, estou mexendo com a leitura e transcrição de documentos antigos, exercendo na prática o conteúdo das aulas”.

Recém-chegada ao APEES, Joelma de Jesus Lobato, de 29 anos, também destaca a possibilidade de aproximação no dia a dia com as matérias do curso de História, que faz como bolsista na Faculdade Saberes. “Estou há duas semanas no Arquivo Público e já passei pelo atendimento, recepção e auxílio aos pesquisadores e estou gostando bastante. Tenho muito interesse pela história antiga e do Brasil. Os materiais que compõem o acervo me auxiliarão a aprofundar os temas”.

Lucas Francisco dos Santos Filho é o estagiário mais novo, com 17 anos, e está no curso técnico em Contabilidade na Escola Estadual Adolfina Zamprogno, no mesmo bairro em que mora, em Vila Garrido, no município de Vila Velha. Segundo Lucas, o estágio está permitindo que ele tenha a sua primeira experiência profissional e a sua vontade é fazer a faculdade de Publicidade e Propaganda.

Muitos estagiários se destacam nas funções e acabam contratados pelas empresas e órgãos. É o caso de Marta Assunção Marcolino, 30 anos, agente de serviço do APEES. Marta foi estagiária de fevereiro a dezembro de 2013. “Atuei no setor financeiro e senti afinidade. O estágio abriu os caminhos para eu conquistar o meu novo emprego. Com ele também veio uma maior responsabilidade e comprometimento. Acredito que eu tive uma grande oportunidade”.

Programa Jovens Valores

Todos os estagiários do APEES ingressaram na instituição por meio do Programa Jovens Valores. Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado e frequentando as aulas, possuir mais de 16 anos, não estar empregado e não ter outro vínculo de estágio. A bolsa é de R$ 570,44 para uma carga horária de 20 horas semanais. As inscrições são realizadas prioritariamente no site do Programa Jovens Valores (www.jovensvalores.es.gov.br) e também nas Ações Integradas pela Cidadania promovidas pelo Estado Presente.