04/07/2016 15h44

Filme sobre capixabas na ditadura é lançado no Arquivo Público

30/03/2016
O resgate da memória dos guerrilheiros envolvidos na luta armada nas décadas de 1960 e 1970, com destaque às atuações na “Guerrilha do Araguaia”, é a motivação do documentário “Capixabas mortos e desaparecidos durante a ditadura militar”, do jornalista Flávio Sarlo, que será lançado no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), nesta quinta-feira (31), às 19h. Resultado do acompanhamento dos trabalhos e conclusões da “Comissão Nacional da Verdade” e do projeto “Memórias Reveladas” do Arquivo Nacional, o filme questiona as versões oficiais e busca trazer novos olhares e dados sobre os desaparecimentos e mortes de Arildo Valadão, Lincoln Bicalho Roque, José Maurílio Patrício, Orlando Bonfim Jr, Marcos José de Lima e João Gualberto Calatroni.

Flávio Sarlo destaca que o levantamento das informações sobre a vida e trajetória dos capixabas foi realizado junto aos parentes e amigos. Foram consultadas, ainda, pessoas da região do Araguaia - no Sul do Pará, nas divisas entre o Maranhão e Tocantins - que estiverem presentes no desenrolar da Guerrilha, que almejava uma resistência no meio rural por meio de ações e táticas militares compartilhadas entre militantes e camponeses. Após a exibição, será realizado um debate sobre a luta armada com os ex-presos políticos Laura Coutinho, Perly Cipriano e Francisco Calmon, com mediação de Luiz Trevisan.

Documentos da Ditadura Civil-Militar

A ditadura civil-militar e suas implicações são temas fundamentais para a compreensão da recente história política do país. A documentação gerada pela Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) faz parte do acervo do APEES. O Fundo DOPS é constituído por materiais como cartas, atestados de conduta de ideologia política, relatórios e dossiês. São 80 caixas de documentos e aproximadamente 20 mil fichas de identificação sobre indivíduos e instituições. A função do órgão, criado no Governo de Getúlio Vargas, na década de 1930, era vigiar e conter atitudes de contestação ao poder. Desde 2008 – inserido no projeto “Memórias Reveladas” – os materiais estão sendo higienizados, organizados e sistematizados em base de dados online. O acesso é irrestrito e a consulta pode ser solicitada na sede do Arquivo Público.

Serviço

Lançamento do documentário “Capixabas Mortos e Desaparecidos durante a ditadura militar”. 31 de março (quinta-feira), às 19h
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua Sete de Setembro, 414, Vitória