30/06/2016 14h34

Fotografias trazem as lembranças dos antigos comércios capixabas

As lojas de “Secos e Molhados” - nas quais era possível encontrar “de tudo um pouco” - desde farinha de mandioca, a azeite de Portugal, grãos, carnes e selas de cavalos - eram referência para a aquisição de mercadorias, principalmente no século XIX até meados do XX. As alfaiatarias, padarias, casas de importação, tabernas, armazéns e cafés também formavam a paisagem urbana e comercial da época. Nesses locais, além das compras, os moradores teciam suas relações de amizade e convivência. No Indicador Ilustrado do Espírito Santo, publicação de 1912 que faz parte do acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), diversas fotografias permitem lembrar esses estabelecimentos.

A historiadora Fabíola Martins Bastos, na dissertação de mestrado “Relações Sociais, Conflitos e Espaços de Sociabilidade: formas de convívio no município de Vitória”, ressalta o comércio como lugar para se pensar os moradores e as suas interações pelas ruas da cidade. Com isso, para além de produtos alimentares e outras aquisições específicas, as lojas propiciavam encontros, conversas e trocas de informações entre os negociantes, caixeiros e fregueses.  “(...) A convivência entre os habitantes das freguesias capixabas e o estreitamento dos laços de vizinhança tomavam forma também em torno do consumo de alimentos, guloseimas, provas de vestidos e paletós e de bebidas” informa.

Por meio do Indicador Ilustrado é possível conhecer a forma como estavam organizados, propiciando, dentre outras reflexões, uma melhor compreensão do cotidiano do passado, além da percepção de aspectos econômicos e sociais. Tem-se, por exemplo, a “Casa Verde”, fundada em 1879 e localizada na Rua 1º de Março, que reunia armarinho, casa de costura, calçados, chapéus e perfumaria com a exportação de café. Recebia ainda “vinhos diretamente de Portugal, do Douro, em estado de pureza”. Outro comércio de destaque era o “Rufino Antônio d’Azevedo” na Rua da Alfândega, no qual se podia encontrar: “ferragens, tintas, óleos, vernizes, cutelarias finas, vidros, louças, porcelanas, alumínio, cristais, lampiões, artigos de cozinha, ferramentas para lavoura, cabos, cordas, lonas e materiais para escola e escritório”.

Acervo APEES

O Indicador Ilustrado reúne 174 imagens do governo do presidente do Estado Jerônimo de Souza Monteiro, no período de 1908 a 1912. Além destas, mais de 50 mil fotografias, em suporte negativo ou impressas, fazem parte do acervo do APEES e permitem ao pesquisador adentrar na história do Espírito Santo. Os documentos podem ser pesquisados na sede da Instituição localizada à Rua Sete de Setembro, nº 414, no Centro de Vitória.

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

3636-6117/99633-3558