11/02/2022 13h36

Mobilização do Cultura em Toda Parte percorre interior do Estado para atrair artistas e produtores

Entre os meses de março e maio deste ano, o Cultura em Toda Parte 2022 vai realizar 200 atividades, 140 apresentações artísticas e 60 atividades formativas, contemplando os 78 municípios do Espírito Santo. A primeira etapa do programa está em curso com as inscrições da chamada pública para apresentações artísticas, que podem ser feitas por meio do Mapa Cultural ES, até esta sexta-feira (11).

Para compor a programação do Cultura em Toda Parte 2022, serão selecionadas 140 apresentações artísticas nas diversas linguagens artísticas, como artes cênicas (teatro, dança, circo e performance), artes visuais, música, literatura, audiovisual, arte digital, design, moda, cultura alimentar, cultura popular, cultura afro-brasileira, cultura indígena e artes integradas.

Como parte do processo de realização do projeto, o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), uma das instituições selecionadas por meio de Chamamento Público para a Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC), responsável por realizar a Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” — Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, realizou entre os meses de janeiro e fevereiro uma ação de mobilização para o Cultura em Toda Parte em 2022.

Durante três semanas, a equipe do IBCA percorreu diversas cidades capixabas das macrorregiões central e sul, que correspondem à Região 2, que é gerida pelo instituto para divulgar as inscrições do projeto e realizar visitas técnicas nos possíveis municípios que vão sediar esse circuito cultural, envolvendo todo o território do Espírito Santo. Nessas visitas, a equipe foi recebida por gestores culturais que apresentaram possíveis locais com a estrutura necessária para receber as apresentações artísticas e formações culturais que farão parte do Cultura em Toda Parte.

Em Baixo Guandu, a equipe foi recebida pelo prefeito municipal, Lastênio Luiz Cardoso, e pela secretária municipal de Cultura, Miria Souza Cruz. Em João Neiva, o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, João Augusto Selvatici Sarcinelli, recebeu a equipe. Em Divino de São Lourenço, a recepção ficou a cargo da secretária municipal de Cultura, Caterine de Oliveira Leonardo Noronha. Além dessas cidades, a equipe do IBCA percorreu, em semanas anteriores, os municípios de Alegre, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Pancas, Aracruz e Linhares.

“A mobilização é uma etapa extremamente importante na realização desse projeto. Para o Cultura em Toda Parte, que percorre várias cidades do Estado, conhecer as condições locais é fundamental para planejar a caravana, fazer adequações e garantir que o evento aconteça da melhor forma possível para os artistas e para o público”, pontuou Lucia Caus, presidente do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

O Cultura em Toda Parte foi idealizado pela Secretaria da Cultura (Secult) e está sendo gerido por duas organizações da sociedade civil: o Instituto Parceiros do Bem e o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Cada instituto vai cuidar de 100 ações, em cinco municípios e cinco finais de semana.

Inscrições

As inscrições para o Cultura em Toda Parte 2022 estão abertas até o dia 11 de fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES. A chamada pública gratuita vai selecionar 140 apresentações artísticas para compor a programação do projeto, que acontece entre os meses de março e maio, em dez municípios do Estado.

Inscreva-se AQUI

Dúvidas e Informações – Região 2

Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA)
E-mail: atendimento.ibca@gmail.com

Telefone: (27) 33272751

WhatsApp: (27) 992417022

Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h

Sob a gestão do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), a Região 2 é formada pelos seguintes municípios: Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta e Vila Valério.

Dúvidas e informações – Região 1

Instituto Parceiros do Bem

E-mail: producao.parceirosdobem@gmail.com

Telefone: (27) 33761674

WhatsAapp: (27) 99272-0945

Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h

Sob a gestão do Instituto Parceiros do Bem, a Região 1 é formada pelos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte e do Instituto Parceiros do Bem, o Cultura em Toda Parte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC), para realizar a Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte”, por intermédio da Secretaria da Cultura, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Atendimento à Imprensa:

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac