29/03/2018 18h56

Nova exposição traz mapas antigos ao Arquivo Público

A nova exposição do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), “Mapas do Espírito Santo Colonial”, já está sendo preparada. O lançamento será no dia 3 de abril (terça-feira), às 18h30, na sede da instituição. A Mostra trará reproduções de alguns dos mais antigos mapas do Estado - feitos entre 1590 e 1670 - por cartógrafos portugueses, holandeses e italianos.

O historiador Fabio Paiva Reis, responsável pela exposição, destaca que alguns destes materiais são inéditos para pesquisas. “Isso proporciona uma oportunidade única para entender melhor os primeiros séculos da colonização portuguesa no Espírito Santo”, afirma. Especialista no assunto, Reis analisou mais de 40 mapas em sua tese de doutorado, com o objetivo de refletir a importância da cartografia no império português moderno e também analisar como os estrangeiros viam o território capixaba.

A digitalização dos mapas, que foram encontrados em diferentes arquivos e bibliotecas nacionais e internacionais, foi possível por meio de edital de Educação Patrimonial da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Após os procedimentos, eles foram disponibilizados no site do projeto “Spirito Sancto” (http://spiritosancto.org), que compartilha on-line aproximadamente 500 documentos históricos, entre mapas e cartas do período colonial. “O objeto da exposição é divulgar este trabalho e possibilitar que mais pessoas tenham acesso a esses dados e informações”, ressalta.


Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard