05/07/2017 17h03 - Atualizado em 05/07/2017 17h04

Revista do Arquivo Público é nova fonte de pesquisa para a história capixaba

Com a proposta de ser uma nova fonte de conhecimento e pesquisa para a história capixaba foi lançada a edição on-line da “Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”. Trata-se de uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a disseminação do saber científico e da cultura. A publicação, que terá periodicidade semestral, é composta por artigos acadêmicos, entrevistas, resenhas, reportagens, documentos e fotografias e pode ser acessada no link: https://ape.es.gov.br/Media/ape/Documentos/Revista_APEES_numero_1.pdf.

Segundo o diretor geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Cilmar Franceschetto, o periódico tem um grande significado. “Em função da importância do seu acervo, que remonta ao período Colonial, o Arquivo Público se configura como uma das principais fontes de estudos para se conhecer a história espírito-santense, e consequentemente, em um espaço de divulgação da cultura capixaba. Vale salientar que, ao se comprometer a editar esse importante canal de comunicação, estamos contemplando uma das nossas principais missões, a democratização da informação”, destaca.

Para o número inaugural foram reunidos artigos livres de renomados pesquisadores. São eles: Sonia Missagia de Mattos, João Gualberto Moreira Vasconcellos, Flavia Salles Nunes Pereira, Marcos Teixeira de Souza, Sandra Márcia de Melo e Cássia Raquel Beiersdorf, Fabio Paiva Reis, Leandro do Carmo Quintão, Ueber José de Oliveira, Jefferson Ferreira Alvarenga, Douglas Edward Furness Grandson , Madson Gonçalves da Silva e Fernando Achiamé. A entrevista é com a professora Drª Nara Saletto, que tem uma grande contribuição à historiografia capixaba e nos revela importantes fatos sobre sua vida e sua obra.

Na seção Documentos apresentamos um ofício remetido pela direção da Colônia de Santa Leopoldina ao Presidente da Província do Espírito Santo, datado de 26 de outubro de 1874, referente à presença dos primeiros italianos em Santa Teresa, no interior capixaba, naquele ano. Temos também a resenha crítica à segunda edição do livro “Negros do Espírito Santo”, do professor Cleber Maciel e, por último, o Relatório de Gestão do ano de 2016 do APEES.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo