09/05/2016 14h52

Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia famílias sírio-libanesas do Espírito Santo

Diversas famílias de origem sírio-libanesa que residem no Espírito Santo estiveram presentes, na noite da última quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa, para receberem uma homenagem pelas contribuições ao desenvolvimento econômico, social e político capixaba. A data escolhida para a sessão remete ao aniversário da independência libanesa, comemorada no dia 22 de novembro. O evento contou com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees).

Na solenidade a diretora cultural e científica do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe), Soraya Smaili, ministrou uma palestra sobre o tema “A milenar cultura árabe” na qual destacou a importância e influência da civilização árabe em diferentes campos do saber e da cultura, tais quais a álgebra, a geometria, a medicina, a astronomia, a música, a poesia e a culinária. A palestrante ressaltou que os primeiros registros da presença sírio-libanesa no Brasil são de 1870.

Durante o evento as famílias homenageadas receberam o “Registro da Entrada de Imigrante” no qual constam informações sobre os seus antepassados que vieram ao Espírito Santo em busca de novas oportunidades e vivências. Os dados para a elaboração dos documentos foram extraídas do acervo de prontuários da Polícia Civil do Apees – que trazem informações pessoais, a origem e local de residência do imigrante, além da fotografia e da impressão digital. Foi utilizado também o banco base do Projeto Imigrantes Espírito Santo, que teve início em 1995 para atender à demanda de descendentes de imigrantes que procuravam o Apees para realizarem pesquisas de resgate das suas origens.

O diretor técnico do Arquivo Público, Cilmar Franceschetto, explica que as informações complementares serão buscadas junto aos familiares, que poderão colaborar com o Projeto Imigrantes fornecendo cópias de documentos e fotografias, que ajudarão no resgate da história de cada família e de todos os seus componentes. Para isso, foram entregues no evento formulários nos quais os presentes puderam inserir as informações que possuem sobre os seus familiares, enriquecendo o acervo e memória da imigração sírio-libanesa no Espírito Santo. Segundo Cilmar é uma preocupação atual do Apees pensar a formação do Estado congregando todas as etnias. Sendo que, é uma responsabilidade muito grande, guardar e preservar os dados da imigração para a posteridade.

Tópicos:
sírio, libaneses
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard