20/10/2020 17h23

Sistema e-Docs garante economia de quase 100% no uso de materiais na Sesa

Com um ano de uso do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs), a Secretaria da Saúde (Sesa) passou a ter uma redução importante no consumo de material, promovendo uma gestão digital e sustentável.

De acordo com o subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Rafael Grossi, o uso do e-Docs trouxe uma economia de 99% em um ano, após os processos serem totalmente digitalizados. “Antes, o gasto com processo de papel era de R$ 20,65. Hoje, com o digital, o custo médio é de R$ 0,22”, informou o subsecretário.

Dentre os documentos inseridos no sistema estão contratos e convênios, requisições e contratações de serviços, cadastros de fornecedores, procedimentos relacionados à vida funcional dos servidores (férias, verificação de tempo de contribuição, censo bianual etc.), editais em geral, entre outros. 

Além de dispensar o uso de papel (etiquetas para processos, capas para processos e papel A4), a autuação e tramitação de documentos e processos via e-Docs proporcionam os seguintes benefícios à Administração Pública: agilidade no atendimento das demandas, redução de custos operacionais com deslocamento de processos, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações, transparência e segurança dos dados. 

E-Docs

O e-Docs é o sistema corporativo de gestão de documentos arquivísticos digitais do Governo do Estado, que contempla os procedimentos de autuação, despacho, tramitação, classificação, prazo de guarda, arquivamento e destinação final. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

 

Informações à Imprensa:

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