“Tra le Valli e le montagne” comemora os 126 anos da imigração italiana em Muniz Freire
“Tra le Valli e le montagne” comemora os 126 anos da imigração italiana em Muniz Freire
Para comemorar os 126 anos da imigração italiana em Muniz Freire, professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bráulio Franco irão promover, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), o evento “Tra le Valli e le Montagne”, com músicas, comidas típicas e atrações culturais. Durante as festividades será confeccionada uma “Infiorata Veneta (tapete de flores)” em memória aos imigrantes, pelas principais ruas da cidade, com cerimonial nas Praças Antônio Guizzardi e Divino Espírito Santo. Ocorrerá ainda uma “Serenata Veneziana” com o coro “Veni Creator Spiritus”.
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) estará presente com o “Arquivo Itinerante”, no qual os descendentes poderão pesquisar as suas origens e obter o “Registro da Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado. A ação possibilitará também a troca de informações entre os solicitantes e a instituição, uma vez que podem ser entregues cópias de documentos e fotografias, contribuindo para o resgate da história dos avós e bisavós.
Imigração Italiana em Muniz Freire
A imigração em Muniz Freire se efetivou na década de 1890 com a chegada de venezianos procedentes de lavouras na Itália, que foram direcionados para a fazenda Santa Maria, de Manuel Vieira Machado. Antes dessa data, por conta própria, membros das famílias Vivacqua e Di Biase já tinham se instalado na região se destacando, principalmente, no comércio do café. Também há registros, em passaportes e listas de desembarque, de italianos que em 1889 se instalaram em locais limítrofes com o atual município de Castelo.
Programação
24 de setembro (quinta-feira)
16h- “Infiorata Veneta” em memória aos imigrantes pelas principais ruas da cidade. Será acompanhada pela Banda Marcial da EEEFM Bráulio Franco e pelo Arquivo Itinerante do APEES.
20h- “Serenata Veneziana” com o coro “Veni Creator Spiritus”.
Continuidade dos trabalhos do Arquivo Itinerante.
25 de setembro (sexta-feira)
10h às 16h- Arquivo Itinerante na Praça Divino Espírito Santo.
19h- Sapori e Suoni d’Italia no Parque de Exposição
- Escolha da Bella Ragazza
- Danças
- Comidas típicas
- Banda musical da EEEFM Bráulio Franco
- Apresentação de músicas italianas
- Exposição fotográfica
- Arquivo Itinerante
Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram:ArquivoPublicoES