17/05/2016 14h04

11º Caminho do Imigrante é opção de lazer no feriado

Quem deseja conhecer os trajetos percorridos pelos primeiros imigrantes que chegaram ao Espírito Santo e admirar as belezas das serras capixabas tem até esta quarta-feira (30) para se inscrever, gratuitamente para o 11º “Caminho do Imigrante” no endereço eletrônico www.caminhodoimigrante.es.gov.br. O evento, organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), será realizado na próxima quinta (01).

Ao todo são 30 quilômetros de caminhada, entre os dois municípios, nos quais os participantes relembram as ações desbravadoras dos seus antepassados, em meio a florestas, rios e cachoeiras. A atividade começa às 07 horas, na praça do centro de Santa Leopoldina, às margens do Rio Santa Maria da Vitória, no antigo porto onde desembarcaram mais de 12 mil imigrantes. O passeio termina no Centro de Eventos de Santa Teresa, com almoço típico e apresentação do grupo musical Brasitália.

Dicas para a caminhada

Mais de 1,5 mil pessoas já estão inscritas para o “11º Caminho do Imigrante”. Para tornar o percurso ainda mais agradável é importante seguir algumas orientações. Antes de iniciar e ao final do trajeto devem ser feitos alongamentos. Acadêmicos e professores de Educação Física da Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa) prestarão suporte aos participantes.

Outra dica é não caminhar em jejum. Haverá café da manhã na largada e polenta com molho na chegada. Além disso, é aconselhável que o caminhante consuma frutas, barras de cereais e outros alimentos de fácil digestão. No local não ocorrerão venda de kits. É fundamental, portanto, o uso de roupas leves e confortáveis, de chapéus e bonés e de filtro solar. Recomenda-se levar garrafinhas para a hidratação em todo o passeio, no qual haverá distribuição de água em diversos pontos.