19/11/2018 16h25

12ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos será realizada na Grande Vitória

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em 2018 completa 70 anos, será o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos e que será realizada em diversos locais pela Grande Vitória. As apresentações serão realizadas nos meses de novembro e dezembro nas 26 capitais do país e no Distrito Federal e a programação é totalmente gratuita.  Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infantojuvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves. O evento é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e Produção Local da MM Projetos Culturais, comandada por Simone Marçal e Daniel Morelo.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.  Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá audiodescrição e Libras.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu em 1948 como um grito de liberdade e o clamor por respeito, contra o fascismo e as milhões de mortes da 2ª Guerra Mundial. Segundo a Diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH, Juciara Rodrigues, a Mostra promove ações públicas que transcendem governos, por isso já está em sua 12ª edição. “Trata-se de uma revolução silenciosa e maravilhosa. Vai até as pessoas para mostrar a elas a importância de ser cidadão e do respeito ao próximo. Chega até elas levando educação amorosa e libertária, para que possam refletir qual o nosso papel no mundo. É uma forma de lutar e resistir a qualquer tipo de opressão, de objeção em relação ao exercício da nossa cidadania e direitos.”, diz Juciara.

Com mais de 70 filmes no cinema, o ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado na Mostra, é um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 50, participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Sua versatilidade dramática e seu talento venceram as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no país. “Sua atuação no cenário político e sua militância pelos Direitos Humanos e contra o racismo o tornam um desses artistas cuja trajetória precisa ser registrada e cuja história deve ser contada para os jovens. Milton Gonçalves soube como poucos manter um rigor artístico e, ao mesmo tempo, uma atuação e coerência política”, diz a diretora do ICEM, Luciana Boal. “Com a proximidade de seus 85 anos de vida, em 2018, é fundamental conhecer o homem, marido, pai, político, ator e diretor Milton Gonçalves”, completa.

A Mostra contará ainda com dois debates, dia 26, no IFES Vitória, às 14h, sobre “Memória e Verdade e Comunidade LGBT”, com Perly Cipriano, Toninho Lopes e Arlindo Villaschi, mediação de Eliana Kuster; e dia 28, no Cine Metrópolis, sobre “O futuro dos Direitos Humanos e Juventude Negra”, com Lula Rocha e Brunella Vicenzi, mediação de Cinthya Paiva.

 

Serviço:

Cine Metrópolis - Ufes

Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras - Vitória  

Dia 26/11 - das 10h30 às 21h

Dia 27/11 – sessão única às 19h

Dia 28/11 – das 9h30 às 18h

 

Ifes Vitória

Av. Vitória, 1729 - Jucutuquara, Vitória - ES 

26/11 - das 9h30 às 21h

27/11 – das 9h30 às 12h

 

Escola Jones José do Nascimento

Rua Distrito Federal s/n, Central Carapina - Serra 

Dia 29/11 – das 8h30 às 21h

 

Centro Estadual de Ensino Médio Dr. Getunildo Pimentel - Escola Viva

Rua Águia, s/n, Novo Horizonte – Serra

Dia 30/11 – das 8h30 às 17h

 

Programação completa com horários de cada exibição: facebook.com/mostracinemadireitoshumanos/

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Texto: Danilo Ferraz

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard