28/05/2018 15h25

2ª Semana Nacional de Arquivos promove mesas-redondas e atividades culturais no Espírito Santo

A “2ª Semana Nacional de Arquivos”, que ocorre nos dias 4 a 9 de junho, consiste em uma temporada de atividades em entidades de memória de todo o país com o objetivo de aproximar as instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. No Espírito Santo, o evento “Os Arquivos a serviço da Cidadania”, realizado em parceria entre o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, o Arquivo Municipal de Vitória e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), trará uma ampla programação com debates sobre a gestão documental e ações culturais.

No dia 6 de junho (quarta-feira) a atividade será aberta na Prefeitura Municipal de Vitória com a mesa-redonda “Democracia Eletrônica (e-Dem) e Arquivos Digitais”. A discussão prossegue no dia 7 de junho (quinta-feira), no Cine Metrópolis da Ufes, com o tema “Da produção ao recolhimento: interlocuções entre os atores da cadeia de custódia do documento arquivístico”. No encerramento, em 8 de junho (sexta-feira), o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo receberá a palestra “Organiza-se para uma vida saudável”, o Cineclube Afoxé com a exibição de curtas-metragens, apresentação de dança da turma de qualificação de dança afro do Museu Capixaba do Negro e o projeto “Versando tambores e congos”.

Confira a programação completa:

Dia 6 de junho, 14h às 17h – Auditório Zemar Moreira Lima da Prefeitura Municipal de Vitória

Solenidade de Abertura

Mesa- Redonda “Democracia Eletrônica (e-Dem) e Arquivos Digitais”

Mediadora: Neusa Balbina de Souza - Doutora em Educação pela Ufes.

Camila Mattos da Costa – Mestre em Ciência da Informação pela UFF

José Vasconcelos - Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade de Hamburgo

Jussara Teixeira- Analista de Tecnologia da Informação Gesin/PRODEST

Dia 7 de junho, 14h às 17h – Cine Metrópolis Ufes

Mesa-Redonda “Da produção ao recolhimento: interlocuções entre os atores da cadeia de custódia do documento arquivístico”

Mediadora: Margarete Moraes- Professora Doutora do Departamento de Arquivologia- Ufes

Luiz Cláudio Moisés Ribeiro - Professor Doutor do Departamento de História da Ufes

Marcelo Santos – Coordenador Geral do AlesDigital

Marcos Aquino – Gestor do AlesDigital

Wagner Santana Bianchi- Coordenador de Gestão de Documentos do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Dia 8 de junho, 17h30 – Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Arquivo Público inspira Cultura

Palestra “Organize-se para uma vida saudável” – Erika Mezabarba Riva – Personal Organizer ES.

Exibição dos curtas-metragens “Cinzas” e “Sujeito Objeto”

Cineclube Afoxé

Apresentação de dança da Turma de Qualificação em dança Afro do Museu Capixaba do Negro- MUCANE. Professor: Mauro Marques.

Projeto “Versando tambores e congos”

Congueiros do Centro Histórico

Metre Renato Santos e Kall Rodrigues

As inscrições são gratuitas e serão realizadas nos locais. Haverá emissão de certificados aos participantes.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo