15/03/2024 15h24

A Gloriosa Festa das Canoas: documentário exibe tradição centenária de Marataízes

Com 114 anos de tradição, a Festa das Canoas, no município de Marataízes, teve parte de sua história resgatada no documentário “A Gloriosa Festa das Canoas”, que conta detalhes dos pescadores que saíam em procissão ao mar, levando a imagem do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora da Penha. A produção audiovisual, que foi exibida gratuitamente no último domingo (10), na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, no Centro de Marataízes, pode ser conferida por meio da plataforma digital do Youtube:



“A festa pode ser considerada o símbolo da região central de Marataízes, pois retrata a cultura dos pescadores que habitavam a região. Demos voz a esses grupos, ainda que sejam por meio de seus descendentes, filhos, netos, bisnetos etc”, explicou uma das idealizadoras do documentário, a historiadora Laryssa Machado.

O filme retrata a mudança da tradição centenária, que, além das celebrações religiosas, já mobilizou multidões com o jongo, fanfarras e shows de calouros, além de bingos e leilões. “A origem da procissão diverge: falta de peixe, tempestade em alto mar, milagres e cura. Mas a festa tem como data de início o ano de 1910, na segunda semana de março. Coincide com o calendário católico das celebrações do Divino Espírito Santo”, destacou o historiador Lucas Machado, também idealizador do documentário, ao lado do técnico Otávio Moreno.

O documentário foi contemplado pelo Edital Raul Sampaio, da Secretaria de Cultura de Marataízes, que faz parte do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Itapemirim e Marataízes (IHGIM).

‌Mais informações:

Instagram do projeto “Eu na História”, de uma das idealizadoras do documentário, a historiadora Laryssa Machado: AQUI

Instagram do Instituto Histórico e Geográfico de Itapemirim e Marataízes (IHGIM): AQUI

   Procissão realizada em 1970. Foto: Laryssa Machado (arquivo Pessoal)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7111- Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard