A magia dos instrumentos musicais históricos em exposição no Museu Solar Monjardim
Que tal se transportar em uma viagem no tempo por meio de instrumentos musicais dos séculos XVII e XVIII e em um local histórico? Isto é o que o público vai poder conferir na exposição Uma Nova Música “Antiga”, projeto do grupo Trupe Barroca, em cartaz no Museu Solar de Monjardim, em Jucutuquara, Vitória. O projeto foi contemplado no Edital 014/2017 – Setorial de Música, do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secult. A abertura acontece neste sábado (23) e a entrada é gratuita.
Para recriar uma atmosfera barroca em pleno 2019, raridades como um violino que pertenceu à Princesa Isabel (1846-1921) e instrumentos não tão usuais como a tiorba, um “primo” distante do violão, estarão lado a lado de flautas, oboés e fagotes. No dia da abertura, às 15 horas, haverá uma apresentação de concerto de câmara, com sonatas dos compositores italianos Arcangelo Corellie e Dario Castello e que serão executadas em violinos, cravos e flautas. De acordo com o músico e coordenador do projeto, Washington Luiz Sielemann, a Trupe Barroca produz um minucioso trabalho de pesquisa para que a sonoridade destes instrumentos seja mais próxima da época em que as músicas foram compostas.
“Acreditamos que é uma oportunidade de o público conhecer de perto os instrumentos históricos expostos num ambiente em que tudo tem a ver com a proposta da orquestra e o contexto em que muitos desses instrumentos eram utilizados em saraus e pequenos concertos dentro das residências dos séculos XVIII e XIX, no Brasil. E esta exposição trará vários instrumentos especiais como o violino do ano de 1820, que pertenceu à Princesa Isabel e à família imperial. Ele foi doado pelo fabricante italiano de instrumentos Roque Guaragna. O público poderá conferir até mesmo um cravo que traz em sua tampa uma paisagem pintada da baía de Vitória, do século XVIII”, enfatiza.
Exposição Uma nova música “antiga”
Local: Museu Solar de Monjardim Local: Avenida Paulino Muller, s/nº - Jucutuquara, Vitória.
Visitação: de 23 de fevereiro a 31 de março de 2019.
Abertura: 23 de fevereiro, às 15 horas.
Horário de funcionamento:
De terça à sexta, das 9h às 12 e das 13h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Entrada gratuita.
Mais informações pelo telefone: (27) 3322-4807 (27) 3223-6609.
Email:atrupebarroca@gmail.com
Programa musical:
Dario Castello
Sonata Prima da Sonate Concertate in stil moderno
joão Victor Bandeira - Flauta
Dennys Serafim - Cravo
Arcangelo Corelli
Trio sonata in g major, Op.2,no.Sonata XVII 'Ciaccona'
João Víctor Bandeira – FlautaBruno Andrade – violino
Dennys Serafim – cravo
Arcangelo Corelli
Violin Sonate 10 in F Major
Bruno Andrade - Violino
Dennys Serafim - Cravo
Texto: Danilo Ferraz
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: secult.es
Twitter: secultes