24/11/2020 13h29

ABD Capixaba abre inscrição para cursos gratuitos na área do audiovisual

Documentário Criativo e Curtas Contemporâneos Brasileiros serão as duas temáticas abordadas

A XV Mostra Produção Independente da ABD Capixaba já está chegando. O evento será totalmente online e acontecerá durante os dias 6 a 13 de dezembro. Além da exibição de filmes, o evento também contará com uma programação bem especial, entre as atividades estarão dois cursos totalmente gratuitos na área do audiovisual.

 Serão dois cursos com as seguintes temáticas: “Curtas Brasileiros Contemporâneos - Reverberações Históricas”, ministrado pelo jornalista e pesquisador Adriano Garret; e “Documentário Criativo: A Estética como Forma de Discurso”, ministrado pela roteirista e realizadora audiovisual Maria Clara Escobar

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio dos formulários: https://bit.ly/abdcurtabrasileiro e https://bit.ly/abddoccriativo - até o dia 27 de novembro. Os cursos serão realizados de forma online, terão emissão de certificado e possuem vagas limitadas.

Saiba mais sobre os cursos:

Documentário Criativo: Estética como Forma de Discurso, com Maria Clara Escobar

Nesta oficina, Maria Clara Escobar apresenta uma forma estético-discursiva de aproximação do cinema documentário. Olhando de forma crítica para a trajetória do cinema até aqui, a oficina propõe através de aproximações com alguns filmes apontar caminhos para um cinema mais inteiro. Os documentários muitas vezes vistos como filmes de “tema” aqui são tratados de forma completa. A partir do entendimento de que nunca houve verdadeiramente a separação de tema e estética, o que houve foi um pacto do que seria o universal, a oficina tenta apontar, de forma também pragmática, para um novo possível cinema.

Datas: 12 e 13 de dezembro de 2020

Horário: 14h às 18h

Carga horária: 8h

Vagas disponíveis: 30 (trinta)

Inscrição: https://bit.ly/abddoccriativo

 

Curtas Brasileiros Contemporâneos - Reverberações Históricas, com Adriano Garrett

Tendo como ponto de partida as transformações ocorridas no cenário audiovisual brasileiro ao longo do século XXI, particularmente nos últimos dez anos, pretende-se debater as reverberações estéticas decorrentes de questões como o barateamento trazido pelas tecnologias digitais, o grande aumento do número de cursos de audiovisual, a descentralização geográfica da produção e a maior visibilidade de filmes produzidos por grupos contra-hegemônicos (mulheres, negros, LGBTs, indígenas). Para isso, o curso propõe análises de (e relações entre) curtas brasileiros contemporâneos, tomando como base para a discussão, a cada aula, um curta nacional de outra década, ao qual denominamos de “filme-disparador”.

Datas: 04, 05 e 06 de dezembro de 2020

Horário: 15h às 18h

Carga horária: 9h

Vagas disponíveis: 40 (quarenta)

Inscrição: https://bit.ly/abdcurtabrasileiro

 

 

XV Mostra Produção Independente

A 15ª Mostra Produção Independente da ABD Capixaba vai acontecer durante os dias 6 a 13 de dezembro totalmente virtual, com transmissões online e pela TV Educativa ES. Com o tema Cinema Possível, o evento vai contar com uma programação intensa com exibição dos filmes selecionados em competição, uma mostra paralela, videoconferências, cursos, lançamento da Revista Milímetros no.10 e muito mais.

A etapa de inscrição para filmes para a mostra competitiva já foi encerrada e em breve serão divulgados os filmes selecionados.

Confira as nossas redes sociais

https://www.facebook.com/abdcapixaba

https://www.instagram.com/abdcapixaba/

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard