11/08/2021 13h17 - Atualizado em 12/08/2021 15h46

Academia Espírito-santense de Letras promove live comemorativa pelos 100 anos de fundação neste sábado (14)

Imagem: Anaximandro Amorim

Instituição foi criada em 1921, com o propósito de cultivar a língua nacional e a cultura literária.

Dentro da programação comemorativa pelo centenário de fundação da Academia Espírito-santense de Letras (AEL), será realizada, neste sábado (14), às 16 horas, a live “As Narrativas Produzidas na AEL”, com a participação dos acadêmicos Jô Drumond, Getúlio Neves e Marcos Tavares. A mediação será de Fernando Achiamé. A transmissão on-line ocorrerá no canal do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) no YouTube.

A data do evento remete à definição da diretoria, que, no ano de 1921, foi incumbida de coordenar os trabalhos preparatórios para a criação da instituição. Ela era composta pelo presidente, Dom Benedito Paulo Alves de Souza, pelo secretário Elpídio Pimentel e por Sezefredo Garcia de Rezende. Após as reuniões iniciais, nos meses de junho e agosto, no dia 04 de setembro de 1921, foram aprovados os estatutos, data que é considera como o marco da fundação.

A finalidade da Academia Espírito-santense de Letras, de acordo com o regulamento em vigor, é o cultivo da língua nacional e da cultura literária. Atualmente, a Academia Espírito-santense de Letras é formada por 40 acadêmicos os quais, segundo o estatuto, são considerados imortais, pela participação na imortalidade dos ideais, que inspiraram a criação e sustentam os objetivos da Entidade a que pertencem.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram: ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard