Arquivo Itinerante atende em Itaguaçu neste domingo (29)
Projeto do Arquivo Público marca presença na festa pomerana “Broud Fest”, uma oportunidade para os descendentes pomeranos resgatarem informações sobre suas origens.
O "Arquivo Itinerante" do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) estará presente no município de Itaguaçu, na comunidade de Palmeira, neste domingo (29), a partir das 9h, na festa pomerana “Broud Fest”. O objetivo é fornecer o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo aos descendentes obterem informações sobre os seus antepassados.
O evento, organizado pela Paróquia Evangélica da Confissão Luterana, cujas primeiras celebrações remontam ao ano de 1888, visa a homenagear a memória dos imigrantes de origem alemã-pomerana, que chegaram ao território capixaba, na segunda metade do século XIX, em busca de novas oportunidades e vivências.
Reunião de pastores luteranos e suas famílias, década de 1920. Acervo de Helmar Rölke. Reprodução do livro Raízes da Imigração Alemã: história e cultura alemã no Estado do Espírito Santo".
Projeto Imigrantes
O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. O “Arquivo Itinerante” dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público e percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso às informações do acervo histórico do APEES.
Informações à imprensa
Assessoria de Imprensa do APEES
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram: ArquivoPublicoES