27/09/2019 13h22 - Atualizado em 27/09/2019 13h39

Arquivo Itinerante atende em Itaguaçu neste domingo (29)

Projeto do Arquivo Público marca presença na festa pomerana “Broud Fest”, uma oportunidade para os descendentes pomeranos resgatarem informações sobre suas origens.

O "Arquivo Itinerante" do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) estará presente no município de Itaguaçu, na comunidade de Palmeira, neste domingo (29), a partir das 9h, na festa pomerana “Broud Fest”. O objetivo é fornecer o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo aos descendentes obterem informações sobre os seus antepassados.

O evento, organizado pela Paróquia Evangélica da Confissão Luterana, cujas primeiras celebrações remontam ao ano de 1888, visa a homenagear a memória dos imigrantes de origem alemã-pomerana, que chegaram ao território capixaba, na segunda metade do século XIX, em busca de novas oportunidades e vivências.

Reunião de pastores luteranos e suas famílias, década de 1920. Acervo de Helmar Rölke. Reprodução do livro Raízes da Imigração Alemã: história e cultura alemã no Estado do Espírito Santo". 

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. O “Arquivo Itinerante” dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público e percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso às informações do acervo histórico do APEES.

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa do APEES

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram: ArquivoPublicoES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard