10/05/2019 12h26

“Arquivo Itinerante” atende em Venda Nova do Imigrante neste domingo

Moradores poderão obter o “Registro de Entrada do Imigrante” durante atendimento do escritório móvel

A equipe do “Arquivo Itinerante”, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), estará presente no município de Venda Nova do Imigrante, neste domingo (12), na “VII Missa em Língua Italiana”. Na ocasião, os moradores poderão pesquisar sobre seus antepassados e obter o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo que os descendentes conheçam um pouco mais as suas origens e história. O atendimento ocorrerá às 9h no estacionamento da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

 Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. Os dados referem-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível na Internet no seguinte endereço: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes.

O “Arquivo Itinerante” - que dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público – percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso àqueles que não podem pesquisar diretamente no APEES ou na Internet. As ações ocorrem principalmente em eventos culturais organizados pelos descendentes de imigrantes nos municípios capixabas.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram: ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard