05/10/2016 16h35 - Atualizado em 05/10/2016 16h37

Arquivo Itinerante: atendimento em Vila Pavão neste fim de semana

O "Arquivo Itinerante" do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) estará no município de Vila Pavão, neste fim de semana, para o lançamento do Ponto de Memória “Museu Virtual Pomitafro”. O objetivo é fornecer o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo aos descendentes conhecerem a origem dos seus antepassados. Na sexta-feira (07), a ação ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Esther Da Costa Santos, a partir das 14h. No sábado (08), prossegue na Praça São Marcos, com início às 9h.

Museu Virtual Pomitafro

O Museu Virtual Pomitafro (http://www.museupomitafro.com.br/), projeto do Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão (CECIVIP) com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), tem como foco resgatar e organizar digitalmente as memórias da comunidade pavoense relacionadas à cultura Pomitrafo – Pomeranos, Italianos e Afrodescendentes. A programação de abertura contará com atividades como apresentações folclóricas, lançamento de livros, mesa-redonda e gastronomia local.

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível também na Internet no endereço: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes.

O “Arquivo Itinerante” - que dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público – percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso àqueles que não podem pesquisar diretamente no APEES ou na web. Os atendimentos ocorrem principalmente em eventos culturais organizados pelos descendentes de imigrantes nos municípios capixabas.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram:ArquivoPublicoES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard