16/05/2016 14h15

“Arquivo Itinerante” estará na II Blumen der Erd Fest em Domingos Martins

A equipe do “Arquivo Itinerante” do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) estará presente nesta sexta-feira (08) na Escola Municipal de Soído, em Domingos Martins, durante a II Blumen der Erde Fest. Os alunos e moradores da região poderão pesquisar sobre seus antepassados e obter o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo que os descendentes conheçam um pouco mais as suas origens e história.

A ação promove ainda a troca de informações entre os solicitantes e o APEES, uma vez que podem ser entregues pelos familiares cópias de documentos e fotografias à Instituição. Com isso, contribuem para o resgate da memória dos seus avós e bisavós e também para a expansão da base de dados do projeto, que já tem catalogados mais de 50 mil imigrantes.

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. Os dados referem-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível na Internet no seguinte endereço:http://www.ape.es.gov.br/imigrantes.

O “Arquivo Itinerante” - que dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público – percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso àqueles que não podem pesquisar diretamente no APEES ou na Internet. As ações ocorrem principalmente em eventos culturais organizados pelos descendentes de imigrantes nos municípios capixabas.

Programação

07, 08 e 09/11

Oficina de Culinária Alemã

(inscrições gratuitas e limitadas)

08/11

Arquivo Itinerante

19h - Exibição de Filmes Pomeranos e Apresentações Culturais

09/11

Baile Alemão

Realização: Associação Cultural, Recreativa e Social Flores da Terra e Grupo de Dança Blumen der Erde.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard