16/10/2018 11h47

Arquivo Itinerante participa da XVIII Settimana della Lingua Italiana na Ufes

A XVIII “Settimana della lingua italiana” da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) contará, nesta quarta-feira (17), com a participação do “Arquivo Itinerante” do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). O objetivo é fornecer o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo aos descendentes conhecerem a origem dos seus antepassados. O atendimento será das 13h às 18h na sala quatro do Núcleo de Línguas.

Na ocasião, também será ministrada, às 15h, a palestra “Arquivo Público e a guarda da memória capixaba” pelo historiador Michel Caldeira. A “Settimana della Lingua Italiana” é uma iniciativa do Ministério de Relações Internacionais Italiano que reúne embaixadas, consulados, universidades e escolas de idiomas para a divulgação e valorização da língua e da cultura italiana no mundo. A programação segue até o dia 20 de outubro com palestras, exposição de trabalhos, exibição de filmes e aulas temáticas.

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado em 1995. O banco de dados – composto por mais de 50 mil nomes – refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível na Internet no endereço: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes.  O “Arquivo Itinerante” percorre o interior do Estado e eventos acadêmicos e culturais a fim de viabilizar o acesso aos descendentes e difundir e preservar a história.

Informações à imprensa:

 

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

 

Jória Motta Scolforo

 

3636-6117/99633-3558

 

comunicacao@ape.es.gov.br

 

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

 

Instagram:ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard