27/04/2017 17h21

Arquivo Itinerante promove ação educativa na “Escola Viva São Pedro”

Os estudantes do Centro Estadual de Ensino médio em Tempo Integral “Escola Viva São Pedro”, em Vitória, estão participando, na tarde desta quinta-feira (27), de uma atividade do “Arquivo Itinerante” do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) para consultarem a origem dos seus familiares. A ação faz parte da disciplina “Formação social, política, econômica, cultural e histórica do Espírito Santo” e visa a proporcionar o resgate da memória dos antepassados.

Os alunos estão recebendo “Registros da Entrada do Imigrante”, documento que traz impressas todas as informações indexadas para cada indivíduo catalogado no "Projeto Imigrantes", como os locais de nascimento, data de embarque e desembarque, nome dos navios e indicação dos portos de destino. O Registro tem por finalidade certificar o desembarque de estrangeiros no Estado, contribuindo para a formulação de árvores genealógicas e para a divulgação e valorização da história capixaba.

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível também na Internet no endereço: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard