12/12/2018 11h20 - Atualizado em 12/12/2018 11h22

Arquivo Público abre “Espaço dos ex-governadores” para guarda e memória da história política

A História Política capixaba recebeu um novo local de memória e guarda. Nesta terça-feira (11), foi aberto o “Espaço dos ex-governadores”, na sala de consultas do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). No local, estão medalhas, bandeiras, comendas, presentes, diplomas, fotografias, faixas, dentre outros objetos que pertenciam ao acervo pessoal e familiar dos ex-governadores Elcio Alvares e Vitor Buaiz e foram doados à instituição. Os materiais foram acondicionados em estantes que pertenciam à historiadora Maria Stella de Novaes.

“Nós temos um dos melhores Arquivos Públicos do Brasil. É um belíssimo trabalho desempenhado em nosso Estado. Eu acredito muito que uma sociedade, para que possa agir no presente e construir um futuro, precisa conhecer a sua trajetória histórica”, destacou o governador Paulo Hartung.


Na solenidade, também estiveram presentes familiares do ex-governador Elcio Alvares. A neta dele, Juliana Alvares, ressalta o privilégio de poder compartilhar com outras pessoas o legado do seu avô. “Ele amava o Estado e nós vivemos junto com ele a sua dedicação. Para nós é um honra ver parte da sua trajetória política exposta. É uma grande emoção poder doar um pouco do que ele representava”.


Segundo o diretor-geral do APEES, Cilmar Franceschetto, trata-se de uma oportunidade para que os visitantes tenham acesso a um modo diferenciado de documentos, chamados de “3D”, expandindo as formas de interação com os pesquisadores e promovendo um novo ambiente de preservação e divulgação da história. A Mostra tem caráter permanente e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30, na sede do APEES, que está localizado na Rua Sete de Setembro, 414, no Centro de Vitória.


Élcio Álvares

Élcio Alvares nasceu em 1932 na cidade de Ubá, Minas Gerais. Atuou como advogado, professor e jornalista. Foi governador do Espírito Santo nos anos de 1975 a 1979. Exerceu os cargos de deputado estadual, federal, senador e foi ministro nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo de 2009 a 2011.


Vitor Buaiz

Nasceu em Vitória em 19 de agosto de 1943. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1967. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980. Depois da participação no Sindicato dos Médicos do Espírito Santo passou a se dedicar à carreira política. Foi prefeito de Vitória entre os anos de 1989 a 1992 e governador do Estado no período de 1995 a 1998.


Informações à Imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo 
3636-6117/99633-3558 
comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo 
Instagram:ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard