Arquivo Público aprova tabela para gestão documental do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem)
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), sob a orientação do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), publicou o plano de classificação e a tabela de temporalidade referente às atividades-fim. O plano de classificação é o esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição. A tabela de temporalidade, por sua vez, é o instrumento de destinação, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
O arquivista do APEES, Anderson Gomes Barbosa, destaca que as ações para a implantação da tabela do Ipem foi realizada pelos próprios servidores do órgão dentro da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (Cads), seguindo as normas e recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e do Programa de Gestão Documental (Proged). Após os trabalhos a proposta foi encaminhada à equipe técnica do Arquivo Público para análise e posterior aprovação pelo diretor-geral Agostino Lazzaro. O prazo para a mesma entrar em vigor é a próxima sexta-feira (03).
Anderson explica que a gestão documental é muito importante, pois por meio dela é possível manter os arquivos organizados, facilitando a localização e acesso aos documentos públicos, além de eliminar os que já cumpriram os objetivos para os quais foram criados e não possuem valor probatório, histórico ou informativo.