Arquivo Público atualiza instrumentos para gestão documental no Espírito Santo
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) está atualizando os instrumentos de gestão documental – tabela de temporalidade e plano de classificação – das atividades-meio do Governo do Espírito Santo. A tabela de temporalidade é a ferramenta que visa determinar a destinação final dos documentos gerados, definindo os prazos pelos quais eles devem ser guardados e os critérios para uma correta eliminação.
O plano de classificação, por sua vez, é a sequência das operações técnicas que visam a agrupar os documentos de arquivo sob uma mesma nomenclatura, relacionando-os ao órgão produtor e às funções e subfunções exercidas.
O objetivo é promover uma melhor preservação dos acervos de guarda permanente - que possuem relevante valor histórico e informativo e também otimizar o espaço e reduzir custos de manutenção por meio do descarte dos volumes de massa documental que não necessitam ser guardados. Uma organização mais adequada dos acervos facilita ainda o acesso do público aos documentos do seu interesse.